Publicação relaciona saúde e ambiente a partir de pesquisas nas periferias

Disponível para o público a partir de 1º de junho, livro apresenta dados de um censo domiciliar e propostas de ações protagonizados por sujeitos periféricos

30/05/2022 - Publicado há 2 anos
Livro apresenta dados e reflexões elaborados a partir de dois projetos acadêmicos realizados na Universidade – Arte sobre fotos: Marcos Santos / USP Imagens e IEA

Comunidades e Famílias Multiespécies: Aportes à Saúde Única em Periferias é o segundo título da Coleção Democracia, Artes e Saberes Plurais, do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. Com a participação de 29 autores, entre estudantes, pesquisadores e professores, o livro apresenta dados e reflexões elaborados a partir de dois projetos acadêmicos realizados na Universidade: um censo domiciliar e um conjunto de intervenções dedicadas à promoção da saúde nas periferias, ambos protagonizados por sujeitos periféricos.

A obra será lançada no dia 1º de junho, com a participação de 18 autores em uma roda de conversa. O evento será transmitido on-line, a partir das 10h, pelo site do IEA: http://www.iea.usp.br/aovivo. O evento é público e gratuito e não é necessária inscrição prévia.

+ Mais

Livro traz relatos de vivências entre Universidade e periferia

Organizado pelo médico Oswaldo Santos Baquero e pela antropóloga Érica Peçanha, o livro conta com a participação de pesquisadores e parceiros da Rede SUP (Saúde Única em Periferias), do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP e do projeto Dasp (Democracia, Artes e Saberes Plurais). Os textos apresentam um repertório de ações educativas no campo da saúde e de discussões epistemológicas sobre periferias, além de uma série de vivências em torno desses temas.

São artigos, ensaios e textos literários que discutem o caráter multiespécie das periferias paulistanas e seus desdobramentos. A publicação busca a compreensão da situação ambiental, relações familiares, saúde x doença e processos de marginalização a que estão submetidas a população humana e também outras espécies animais e vegetais, presentes nesses territórios.

Após o lançamento, o livro ficará disponível para download gratuito nos sites do IEA neste link e da Rede SUP (www.saudeunicaemperiferias.com), além do Portal de Livros Abertos da USP. Também poderá ser consultado na Biblioteca da FMVZ.

Foto – Reprodução / IEA

Comunidades e Famílias Multiespécies: Aportes à Saúde Única em Periferias é uma realização da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência e Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, em uma parceria da USP com o Itaú Cultural, Observatório Itaú Cultural e Fundação Tide Setubal.

Organizadores: Oswaldo Santos Baquero, professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia e do Instituto de Estudos Avançados da USP, e Érica Peçanha, antropóloga e pesquisadora do projeto Democracia, Artes e Saberes Plurais.

Assista ao evento de lançamento do livro no dia 1º de junho, às 10h, pelo site do IEA: http://www.iea.usp.br/aovivo

Mais informações: baquero@usp.br
.