Projeto ensina experiências científicas para fazer em casa

‘Férias com Ciência” será realizado nos dias 22 e 23 de julho em canal do YouTube, para participar, precisa preencher formulário

14/07/2020 - Publicado há 4 anos
Experiências promovidas pelo Férias com Ciência poderão ser feitas em casa – Foto: Freepik.com

Todo cientista para desenvolver uma pesquisa tem quem seguir regras básicas de procedimentos. É como um passo a passo que permite a outros cientistas conhecer e testar o estudo. É o chamado método científico. Para entender esse processo, crianças e jovens de todo o País podem participar do programa Férias com Ciência, nos dias 22 e 23 de julho. Para participar, basta acessar o link e preencher o formulário. Não há limites de vagas.

A Casa da Ciência, ligada à USP em Ribeirão Preto, organiza o projeto que conta com pesquisadores e estudantes de pós-graduação. Serão seis experiências simples e em vídeo apresentadas no canal do YouTube a partir do dia 22. A ideia é que os estudantes sigam o passo a passo do vídeo e reproduza o experimento em casa entendendo como funciona o método científico. No caso das crianças, é necessário que um adulto supervisione.

Os estudantes poderão receber certificado se enviarem fotos ou vídeos de, no mínimo, três experiências realizadas, comentando os resultados e trazendo dúvidas. O prazo para encaminhar o material é até 30 de julho pelo e-mail contato@casadaciencia.com.br ou pelo WhatsApp (16) 98829-2065.

O Férias com Ciência ocorre durante as férias de verão e inverno e, devido à pandemia da covid-19 será realizado de forma remota pela primeira vez em dez anos de existência. A Casa da Ciência iniciou as atividades em 2001, como parte do Centro de Terapia Celular (CTC) localizado na USP, em Ribeirão Preto, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) financiados pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Serviço