Projeto Cecília leva conhecimento científico de forma lúdica para alunos da rede pública

Projeto de extensão do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP recebe até o dia 14 de julho inscrições de turmas de 20 a 40 alunos do ensino fundamental II e médio

06/07/2022 - Publicado há 2 anos
Estudantes são orientados sobre pequenos experimentos científicos – Foto: Freepik

.
Criado em 2018, o Projeto Cecília é uma atividade de extensão do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP que tem como objetivo difundir e popularizar as ciências da Terra e do Universo nas comunidades escolares. O programa é desenvolvido on-line pela plataforma Discord e atende a escolas da rede pública de ensino médio e ensino fundamental II (a partir do 9º ano) de todo o Brasil.

A escola deve indicar uma turma de 20 a 40 estudantes matriculados dentro do intervalo de séries indicadas e um ou dois professores que serão responsáveis por acompanhar todas as atividades desenvolvidas pelos alunos. As escolas interessadas devem fazer a inscrição até o dia 14 de julho pelo formulário on-line. Serão sorteadas 30 turmas e a lista de escolas contempladas será disponibilizada após o sorteio no site do Projeto Cecília.

Os monitores do Cecília lançam desafios diários e orientam os participantes na realização de pequenos experimentos científicos. As atividades envolvem os seguintes temas: Nossa Casa – O Sistema Solar; Rosa dos Ventos e o Céu do Brasil; Ciclo de Vida das Estrelas e Exoplanetas; Geomagnetismo e Bússola Caseira; Tectônica de Placas e Sismologia; Efeito Estufa, Poluição do Ar e Meio Ambiente; Formação de Nuvens e Previsão do Tempo; Espectroscopia e Grandes Telescópios; Apresentando a Cosmologia e Por Que a Ciência é Importante?.

Serão emitidos certificados para os professores responsáveis e para os estudantes que cumprirem as atividades obrigatórias.

O nome do Cecília foi escolhido em homenagem à astrofísica Cecília Helena Payne-Gaposchkin (1900–1979), que foi uma cientista pioneira responsável por grandes descobertas sobre a composição das estrelas e do Universo e teve uma trajetória inspiradora para outros jovens que acabaram ingressando na carreira científica.

Cronograma das atividades

Inscrições: até 14 de julho pelo formulário on-line neste link
Sorteio das escolas: 15 de julho às 10 horas
Início das oficinas com a primeira turma: 8 de agosto