Podcast traz histórias de vida de universitários e incentiva ingresso no ensino superior

Com o podcast, professor de Física do campus da USP em Ribeirão Preto quer motivar os alunos do ensino médio a seguirem uma carreira universitária

 24/05/2022 - Publicado há 2 anos
Por
Produção ouve os estudantes sobre como funciona a vida universitária – Foto: USP Imagens

.
Como
escolher um curso, as angústias e incertezas que surgem durante a graduação, a rotina da vida universitária e as incontáveis horas de estudo. Esses são os temas abordados em cada episódio do podcast Vidas Universitárias, produção que vai ao ar todas as quintas-feiras, às 21h, no Youtube, para ajudar e motivar os alunos do ensino médio a ingressarem no ensino superior.

O podcast foi criado pelo professor Luciano Bachmann, do Departamento de Física da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, com a ideia de motivar a carreira universitária. “A proposta é levar para os adolescentes, estudantes do ensino médio, experiências de vida, a importância das escolhas na carreira e o quão importante é estudar e se formar para ter uma profissão. Mas também para empoderarmos, já que conhecimento é poder, precisamos nos formar para garantir uma tomada de decisão em nossa vida.” 

Com uma abordagem descontraída, criando um ambiente informal dentro de um laboratório de pesquisa, Bachmann conduz os estudantes entrevistados ou apenas dá voz a eles. “Se eu pudesse reunir a vida de um estudante universitário num chip e colocasse na mente de nossos adolescentes, estudantes do ensino médio, eu tenho certeza que todos iriam querer entrar na universidade, custe o que custar, estudando o número de horas possíveis e impossíveis para passar no vestibular”, diz. 

No primeiro episódio, já disponível neste link, o professor Bachmann traz dois estudantes do curso de Física Médica da FFCLRP, Nadine Lara e Erick Almeida, que contam sobre suas escolhas, as carreiras, como foi o vestibular para ingressarem na USP e como é, agora, estudar e viver no campus da USP em Ribeirão Preto.
.



Outro tema abordado é a divulgação científica. Nadine, que pesquisa o tema, diz que a sua motivação é tentar levar um pouco do que é a Física Médica para que as pessoas que estão fora da Universidade tenham contato, entendam o que é feito e por que é importante. “O trabalho de divulgação científica deveria ser um dos mais reconhecidos na faculdade e um dos mais financiados, porque você está levando para as pessoas que estão fora todo o conhecimento que está sendo produzido. As pessoas estão financiando isso, eu acho que é uma obrigação nossa fazer isso”, completa a aluna. 

Acompanhe o podcast Vidas Universitárias neste link. 

Mais informações: l.b@usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.