Entidades acadêmicas e científicas convocaram para esta terça-feira, 26 de outubro, mais um dia de “Mobilização em Defesa da Ciência”, em protesto contra os cortes orçamentários, o negacionismo e o descaso com as políticas de ciência e tecnologia do País. A agenda inclui uma série de atos virtuais e presenciais, liderados pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), mais uma série de debates e webinários, organizados com o apoio de diversas organizações do setor.
“Há tempos estamos todos acompanhando inúmeras matérias na mídia sobre redução dos investimentos do governo federal no setor científico nacional. O corte mais recente foi de R$ 600 milhões, sancionado pelo presidente Bolsonaro no dia 15 de outubro, comprometendo de forma grave a distribuição de novas bolsas e a atividade de fomento à pesquisa do CNPq”, diz um manifesto de convocação para o evento.
Uma primeira mobilização já ocorreu no mesmo dia 15, motivada pela alteração do projeto de lei que liberaria recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) para o financiamento de bolsas e projetos de pesquisa.