Entidades convocam mais atos em defesa da ciência

Mobilização contra cortes orçamentários ocorre nesta terça-feira, 26 de outubro, com protestos nas ruas e debates on-line

 25/10/2021 - Publicado há 1 mês
Por
Foto: Divulgação

 

Entidades acadêmicas e científicas convocaram para esta terça-feira, 26 de outubro, mais um dia de “Mobilização em Defesa da Ciência”, em protesto contra os cortes orçamentários, o negacionismo e o descaso com as políticas de ciência e tecnologia do País. A agenda inclui uma série de atos virtuais e presenciais, liderados pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), mais uma série de debates e webinários, organizados com o apoio de diversas organizações do setor.

“Há tempos estamos todos acompanhando inúmeras matérias na mídia sobre redução dos investimentos do governo federal no setor científico nacional. O corte mais recente foi de R$ 600 milhões, sancionado pelo presidente Bolsonaro no dia 15 de outubro, comprometendo de forma grave a distribuição de novas bolsas e a atividade de fomento à pesquisa do CNPq”, diz um manifesto de convocação para o evento.

Uma primeira mobilização já ocorreu no mesmo dia 15, motivada pela alteração do projeto de lei que liberaria recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) para o financiamento de bolsas e projetos de pesquisa.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.