Podcast aborda pesquisa sobre uso do canabidiol e reações do corpo humano ao estresse

Produzido por pós-graduandos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da USP, QSPodcast busca mostrar outra perspectiva da pesquisa sobre canabidiol

26/08/2022 - Publicado há 2 anos
Canabidiol é tema de podcast sobre pesquisas na USP em Ribeirão Preto – Foto: 123RF

.
Para mostrar como a ciência produzida na universidade tem impacto direto na vida do cidadão comum, um grupo de pós-graduandos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP criou o QSPodcast, disponível nos principais agregadores de podcast.

A produção está no quinto episódio, que aborda a pesquisa da cientista Kênnia Moura, que se dedica a compreender as reações do sistema endocanabinoide, para refletir sobre como as restrições sobre determinadas substâncias impactam o futuro dos tratamentos de doenças importantes e da compreensão sobre o funcionamento do corpo humano. Kênnia desenvolve seu projeto de doutorado na FCFRP sob a orientação da professora Sâmia Joca e estuda as reações do sistema endocanabinoide a situações de estresse.

O sistema foi descrito pela primeira vez nos anos de 1990. Para contextualizar a importância da pesquisa de Kênnia, o episódio conta como o estudo sobre o ópio evoluiu para a descoberta do sistema opioide e como a endorfina age no corpo humano, passando para substâncias como a anandamida, tida no meio científico como capaz de proporcionar felicidade. “Começamos na mitologia egípcia e concluímos no potencial de mercado do canabidiol, que é o que tem feito crescer a pesquisa em torno dessa substância”, fala Flávio Emery, coordenador do programa de pós-graduação da FCFRP, idealizador e apresentador do QSPodcast.

Confira o episódio no player abaixo:

.
O episódio também tem entrevistas com José Luiz da Costa, docente de Toxicologia da Faculdade de Farmácia da Universidade de Campinas (Unicamp), onde também coordena o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Campinas, e Gustavo Mendes, gerente geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Apresentado por Flávio Emery, o podcast é produzido por Vinícios Detoni Lopes, Eduarda Moreira, Lincoln Marques e Sarah Capanharo. A direção e edição são feitas pela jornalista Daniela Antunes, da Texto & Cia Comunicação.

Acompanhe o QSPodcast no Spotify, Google Podcasts, Amazon Music e Deezer e também pelo Instagram em www.instagram.com/qsp.podcast

Mais informações no e-mail qspodcast@usp.br.

Com informações de Daniela Antunes, Texto e Cia Comunicação