No retorno às aulas, experiência digital vai promover novas amizades entre alunos da USP

Startup incubada na Habits, na USP Leste, realiza a “Experiência Conchinha”, evento com várias atividades em plataforma on-line para interação e formação de novas amizades; objetivo é criar relações mais significativas e afetivas

24/02/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 05/03/2022 as 9:31
Experiência quer promover interações entre estudantes – Foto: Freepik

.
Voltada para soluções relacionadas à afetividade nos meios digitais, a startup Conchinha vai promover uma experiência com estudantes da USP que querem começar, ou recomeçar, sua vida universitária com novas amizades. Chamado Experiência Conchinha, o evento acontecerá de 7 a 18 de março e, para participar, basta preencher o formulário de inscrição neste link.

Os estudantes inscritos participarão de atividades diárias através da plataforma LINE com colegas de todos os departamentos e campi da USP. Durante a experiência, integrantes vão usar avatares e personas para interagir nos chats e grupos.

“A ideia é dar a oportunidade de todo mundo se conhecer por meio de outros fatores além das aparências. Ao suprimir informações pelas quais normalmente nos apresentamos socialmente, como nosso nome, foto de rosto, etc, damos oportunidade para as pessoas se abrirem e se conhecerem de forma mais significativa e afetiva”, explicam Diego Mauro, estudante de Filosofia, e Henrique Caçador Prado, estudante de Letras, ambos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e sócios da startup.

Henrique Prado e Diego Mauro, estudantes da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP – Foto: Arquivo pessoal

Os organizadores destacam que as atividades são desenhadas para uma interação irreverente, em um espaço amigável e de confiança. As atividades terminam na primeira semana de aulas, como uma forma de começar a jornada universitária com novas conexões.

“A pandemia nos mostrou que os meios digitais não são suficientes para suplementar as nossas necessidades, sejam elas curriculares ou afetivas e, por isso, criamos a experiência Conchinha”, explicam os organizadores da iniciativa. Eles também levam em consideração outros problemas, como a sensação de superficialidade nas relações interpessoais em redes sociais e aplicativos de relacionamento, e a crescente falta de empatia dentro dos meios digitais.

Uma startup dos novos tempos

Diego Mauro concebeu a ideia do Conchinha e se associou a Henrique no contexto de disciplinas de inovação oferecidas aos alunos da USP, como Empreendedorismo e Inovação e Como Criar Uma Startup. Agora, a startup participa da incubadora Habits, localizada na USP Leste, por meio do Programa Santander USP de Inovação e Empreendedorismo.

“Com o início de 2022, entramos na fase de validação de nosso produto, ou seja, no lançamento de nosso MVP, um tipo de protótipo onde podemos testar e avaliar nossas soluções. Aproveitando o início das aulas presenciais, gostaríamos de oferecer à comunidade USP a oportunidade de ser os primeiros a experimentar nossas soluções e assim (re)começar sua vida universitária com novas amizades”, concluem.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: conchinha.app@gmail.com

Experiência Conchinha
7 a 18 de março de 2022