Livro resgata história dos 50 anos da pós-graduação em Engenharia na Poli USP

Publicação está disponível gratuitamente para download na internet

13/01/2022 - Publicado há 2 anos
Foto: Reprodução/Poli USP

.
Para resgatar a memória de cinco décadas da pós-graduação em Engenharia da Escola Politécnica (Poli) da USP, o professor José Tadeu Balbo, professor titular de Infraestrutura de Transportes e presidente da Comissão de Pós-Graduação da escola, lançou o livro virtual Memórias dos 50 Anos: Pós-Graduação na Escola Politécnica da USP (1970-2020). A publicação está disponível gratuitamente para download e aborda desde a implementação da modalidade de ensino na instituição até a contribuição e importância para o aprimoramento da pesquisa e desenvolvimento acadêmico na Poli.

Além de trazer os números e datas de programas de mestrado e doutorado, bem como o funcionamento dos programas de internacionalização atrelados à pós-graduação, o livro documenta acontecimentos na Poli desde 1940 e sua evolução contínua para “resgatar a memória da pós-graduação em nossa escola para as gerações presentes que a desconhecem e também para as futuras, bem como deixar bem claras nossas atividades protagonistas no meio acadêmico”.

A publicação vinha sendo desenvolvida desde dezembro de 2020 e foi finalizada em junho de 2021. A pesquisa e redação da obra é de autoria de Balbo, que foi auxiliado em relação à preparação e impressão no formato digital pela Fundação de Apoio a Universidade de São Paulo (Fusp). A versão digital da obra pode ser acessada e baixada neste link.

Workshop

No último dia 21 de dezembro foi realizado o workshop 50 Anos de Pós-Graduação na Epusp: Internacionalização e Desafios, com o objetivo de comemorar as cinco décadas de implementação dos programas de Pós-Graduação na escola. O evento foi transmitido simultaneamente pelo canal do YouTube da escola.

Além do professor José Tadeu Balbo, o evento teve participação da professora Liedi Bernucci, do diretor eleito da Poli, professor Reinaldo Giudici, e outros dirigentes e professores da escola que destacaram a importância da pós-graduação como essência da pesquisa e da formação de pesquisadores e cientistas. Clique no player abaixo e confira:

Texto adaptado da Poli