Faculdade de Ciências Farmacêuticas recebe homenagem na Alesp

A sessão solene ocorreu em comemoração aos 120 anos de fundação da faculdade

12/11/2018 - Publicado há 6 anos
A diretora da FCF, Primavera Borelli, recebe honraria do deputado estadual Luis Fernando Teixeira – Foto: Divulgação/Alesp

Na manhã da última sexta-feira, 9 de novembro, a Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP foi homenageada na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. A sessão solene ocorreu em comemoração aos 120 anos de fundação da faculdade, que é a terceira mais antiga instituição pública de ensino superior paulista.

+ Mais

Exposição marca os 120 anos de criação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas

De medicamento a cosmético: os 120 anos da Ciências Farmacêuticas na USP

Na ocasião, a diretora da FCF, Primavera Borelli, representou não apenas a faculdade, mas também o reitor da USP, Vahan Agopyan, recebendo o diploma de honra ao mérito. Outras pessoas e entidades também receberam a homenagem por suas contribuições ao desenvolvimento social, cultural e científico na área. Uma delas é a Faculdade de Odontologia (FO) da USP, representada pelo seu diretor, professor Rodney Garcia Rocha. A FO surgiu do desmembramento da escola que deu origem também à FCF.

Além da professora Primavera, a mesa de honra da cerimônia contou com representantes da Unicamp, da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil e de outras instituições da área.

A origem da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP remonta à antiga Escola Livre de Pharmacia de São Paulo, fundada por Bráulio Gomes, em 12 de outubro de 1898. Em 120 anos, a faculdade já graduou mais de 7 mil farmacêuticos, formou 1.882 mestres e 1.125 doutores.

Uma exposição no Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP conta a história da FCF por meio de fotografias, documentos, objetos e mobiliário. Ela fica em cartaz até o dia 28 de fevereiro de 2019, de terça a domingo, das 10 às 18 horas. A entrada é gratuita. O Ceuma está localizado na Rua Maria Antonia, 258, na Vila Buarque, em São Paulo.

A programação completa de eventos em comemoração aos 120 anos da FCF pode ser acessada no site.