Exposição marca os 120 anos de criação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Fotografias, documentos, objetos e mobiliário, dispostos como em uma farmácia antiga, recriam a história da faculdade

31/10/2018 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 20/12/2018 as 12:34
A abertura da exposição, no Ceuma, reuniu dirigentes da Universidade, docentes, servidores técnicos e administrativos e alunos da FCF – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Foi inaugurada, no dia 30 de outubro, a exposição Da Eschola de Pharmacia à Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, 120 Anos de Excelência, no Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma).

A exposição é fruto de um projeto desenvolvido pelo Centro de Memória da FCF (Cemef), que promoveu a recuperação da história institucional com a melhoria dos acervos documentais e museológicos da faculdade.

A FCF é a terceira mais antiga instituição pública de ensino superior do Estado de São Paulo e uma das sete unidades fundadoras da USP. Sua origem remonta à antiga Escola Livre de Pharmacia de São Paulo, fundada por Bráulio Gomes, em 12 de outubro de 1898. Em 120 anos, a faculdade já graduou mais de 7 mil farmacêuticos, formou 1.882 mestres e 1.125 doutores.

A diretora de arte da exposição, Ângela Barbour, falou sobre o conceito da criação da mostra, ao lado do reitor da USP, Vahan Agopyan; da diretora da FCF, Primavera Borelli; e do coordenador do Cemef, João Carlos Monteiro de Carvalho – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Na mostra, o visitante tem a oportunidade de contemplar uma linha do tempo sobre a história da FCF por meio de fotografias, documentos, objetos e mobiliário, dispostos para recriar uma farmácia antiga em forma de instalação artística. Reproduções de uma coleção de anúncios farmacêuticos antigos, além de imagens captadas das atuais atividades da faculdade e das entidades que a circundam, também fazem parte da exposição.

A curadoria é da diretora da FCF, Primavera Borelli, e o conceito e direção de arte são da farmacêutica bioquímica e doutora em Artes, Ângela Barbour.

Os objetos e mobiliários expostos recriam uma farmácia antiga – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

“Esta é a primeira vez que a faculdade organiza uma exposição de parte de seu acervo, em que poderemos ver, nos documentos textuais da época, que muitas das questões que eram palco de discussões, paradoxalmente ainda continuam presentes: âmbito profissional, exame de ordem, currículo, só para citar algumas. Vários desses objetos, documentos e fotografias anteriores à década de 50 nunca foram expostos antes”, explicou Primavera.

O reitor da USP, Vahan Agopyan, destacou que o “início desta instituição fez parte de uma política pública. Na segunda metade do século 19, foram criadas escolas laicas em São Paulo, começando a formação de nossos jovens. A educação foi considerada pelos nossos líderes daquela época como essencial para o desenvolvimento de uma província muito pobre de nosso país. Perdemos pelas armas o levante de 1932, mas com a ciência vencemos, com a criação da USP em 1934. Espero que nossos futuros dirigentes compreendam que São Paulo é o que é porque investiu durante um século na educação”.

.

[cycloneslider id=”expo-escola-farmacia”]

.

A exposição Da Eschola de Pharmacia à Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, 120 Anos de Excelência fica em cartaz até o dia 28 de fevereiro de 2019, de terça a domingo, das 10h às 18h. A entrada é gratuita. O Ceuma está localizado  na Rua Maria Antonia, 258, na Vila Buarque, em São Paulo.