Evento on-line debate o papel da cultura digital na democracia

Professores da USP participam do evento que faz parte da série comemorativa de 60 anos da Fapesp, nesta quarta, dia 23 de novembro, com transmissão pela internet

 22/11/2022 - Publicado há 2 anos
Foto: Reprodução/Fapesp

.
Se por um lado a popularização da internet e das mídias sociais garantiu ao cidadão comum a possibilidade de participar do debate público e da construção coletiva de conhecimento, por outro deu alcance a vozes extremistas e à desinformação – fenômeno que tem impactado processos econômicos, políticos e sociais em todo o mundo. O papel da cultura digital na (des)construção da democracia será abordado por dois especialistas no tema nesta quarta-feira (23/11), durante o 16º evento da série Conferências Fapesp 60 anos.

Participam o sociólogo Muniz Sodré, Professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro da Academia de Letras da Bahia; e a artista Giselle Beiguelman, livre-docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). A moderação será feita por Eduardo Morettin, professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e a abertura, por Marco Antonio Zago, presidente da Fapesp.

Sodré é autor de quase uma centena de livros, entre eles A sociedade incivil: Mídia, iliberalismo e finanças (Editora Vozes, 2021). A obra aponta o capitalismo financeiro, a mídia e os algoritmos das redes como as bases práticas da transformação do velho civilismo liberal em “iliberalismo” e discute as consequências sociais, políticas e culturais desse fenômeno.

Beiguelman pesquisa preservação de arte digital, arte e ativismo na cidade em rede e as estéticas da memória no século 21. É autora de vários livros e artigos sobre o nomadismo contemporâneo e as práticas da cultura digital, como Memória da amnésia: políticas do esquecimento (Edições Sesc, 2019) e Coronavida: pandemia, cidade e cultura urbana (Escola da Cidade, 2020). Promove intervenções artísticas no espaço público e com mídias digitais. Entre seus projetos recentes, destacam-se Memória da Amnésia (2015), Odiolândia (2017), Monumento Nenhum (2019) e nhonhô (2021).

O evento é gratuito e será transmitido pelo canal da Agência Fapesp no YouTube e pelo Zoom, das 10h às 11h30. Para receber o link de transmissão do Zoom, os interessados devem se inscrever pela página da conferência. Mais informações http://60anos.fapesp.br/16-conferencia.

Texto adaptado da Agência Fapesp


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.