Estudantes da USP vencem competição inédita de soluções voltadas para a indústria 4.0

Grupos de extensão da Escola Politécnica da USP participaram de desafios que incluíram programação de drones, robôs móveis autônomos e inteligência artificial

02/10/2023 - Publicado há 7 meses     Atualizado: 17/10/2023 as 11:00
Grupo Turing, da Poli-USP, no desafio de inteligência artificial – Foto: Instagram/Turing Poli-USP

Por Yasmin Araújo*

Primeira edição da competição voltada para a indústria 4.0, a  ABII Challenge teve como vencedor o Time Minerva, formado por estudantes da Escola Politécnica (Poli) da USP, premiado com o título na última prova da competição, que envolvia inteligência artificial. O evento foi realizado pela Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII) no Ágora Tech Park, na cidade de Joinvile, em Santa Catarina, no último dia 16 de setembro.

Composto por integrantes dos grupos de extensão Skyrats (drones), Thunderatz (robótica) e Turing USP (inteligência artificial), os estudantes da Poli se uniram a profissionais das empresas Embraer, Dexco, Marelo e Omron, e sob a orientação do professor do Departamento de Engenharia de Produção da Poli, Eduardo Zancul, disputaram três provas, das quais participaram, ao todo, cinco times integrados por 13 empresas e cinco universidades.

O orientador da equipe ressaltou o alto desempenho do grupo, atribuindo o prêmio a um conjunto de fatores relacionados à valorização da interdisciplinaridade e ao desenvolvimento de projetos universitários que impulsionam os estudantes a desenvolverem a habilidade de lidar com problemas complexos.

“A Escola Politécnica agrega competências de várias áreas como as demandadas nos desafios, temos uma forte cultura dos chamados grupos de extensão e essas equipes avançaram muito nos últimos dez anos com o apoio do Amigos da Poli. Além disso, uma formação teórica com aplicação prática é fundamental para que os estudantes aprendam a resolver problemas complexos”, detalha o professor.

Desafios incluíram tarefas com drones e robôs – Foto: Divulgação/ABII Challenge

Desafios da competição

A prova de drones inaugurou a competição, quando o Minerva teve a missão de fazer o aparelho disponibilizado pela ABII funcionar de forma autônoma, de maneira que o equipamento lesse os códigos que forneciam as informações, cumprisse o circuito de voo no menor tempo possível e alcançasse um desafio final: fazer com que ele aterrissasse em um robô em movimento.

Embora todos os times tenham pontuado, nenhum deles conseguiu executar o desafio proposto. O time da Poli ficou em segundo lugar na prova de estreia. “A prova de drones do ABII Challenge foi bastante desafiadora”, destaca Fernando Preto, estudante do quinto ano de Engenharia Elétrica e integrante dos Skyrats, lembrando dos obstáculos enfrentados pelos times durante a primeira etapa do desafio. “Fazer funcionar algoritmos complexos de posicionamento do drone agregou bastante na formação do grupo”, concluiu.

Em outra prova na segunda etapa da competição, robôs móveis autônomos (AMRs) deveriam ser programados para passar por portais antes de concluir um trajeto desenhado no mapa, considerando o menor tempo, somando as cinco baterias e com todos os robôs na mesma arena. Os times competiram com robôs cedidos pelas empresas Omron, Pollux  e Selettra Automação e Robótica. O time Minerva conquistou novamente o segundo lugar no pódio.

Estudantes da Poli na competição ABII Chalenge – Foto: Instagram/Turing Poli USP

.
O estudante de Engenharia da Computação Pedro Henrique Machado, integrante do grupo de robótica Thunderatz e líder da prova dos AMRs, destacou a experiência como um meio enriquecedor de se conectar com o futuro da tecnologia e com os conhecimentos adquiridos em sala de aula. “O desafio certamente abriu meus olhos quanto à cultura de inovação que tem surgido no Brasil, principalmente na área de automação e indústria 4.0, e me impulsionou a buscar soluções cada vez mais criativas e inovadoras; foi algo que se somou aos conhecimentos obtidos em sala de aula, um aprendizado totalmente prático.”

A última prova, de inteligência artificial, foi decisiva para a vitória do Minerva nesta primeira edição do evento. Os times foram desafiados a criar um algoritmo que jogasse o tradicional jogo de tabuleiro War, havendo mínima interação humana. Com uma alta exigência de estratégia, cada time só tinha conhecimento de seu próprio objetivo, não tendo nenhuma informação a respeito dos objetivos dos demais grupos.

Comemoração do vencedor do ABII Challenge 2023, o Time Minerva integrado pela USP, Embraer, Dexco, Marelo e Omron – Foto: André Kopsch/ ABII Chalenge

.
“Nosso algoritmo jogou para conquistar seu próprio objetivo no tabuleiro e, ao mesmo tempo, bloquear as jogadas dos até então líderes do ranking. O War foi a prova perfeita para esse tipo de missão”, explicou Heitor Gama Ribeiro, estudante de Engenharia da Computação e líder da prova de inteligência artificial do Turing USP.

A partida foi finalizada após duas horas de jogo. Venceu o time com o maior número de territórios conquistados e com os pontos adquiridos na prova, o Minerva assumiu a primeira colocação e conquistou o título de vencedor geral da competição.

“Participar do ABII Challenge foi uma experiência única e motivadora para continuar me aprofundando em inteligência artificial, além de ter servido como um primeiro projeto real, uma vez que acompanhei a resolução de variados tipos de problemas”, celebra Mariana Silva, estudante de Engenharia da Computação, também integrante do Turing USP.

* Da Assessoria de Comunicação da Escola Politécnica