Passe uma noite com as estrelas no observatório da USP em Vinhedo

Visitação gratuita ocorre mensalmente e permite observação de astros como a Lua e Saturno

Crisley Santana

As estrelas mais brilhantes desta foto formam a constelação de Orion - Foto: Mouser via Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Já observou o céu? Foi realizando esta atividade que muitos físicos chegaram a conclusões que mudaram a trajetória da humanidade. É possível viver a experiência no Observatório Abrahão de Moraes, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG,) da USP, localizado na cidade de Vinhedo, a menos de 80 quilômetros da capital paulista.

O projeto Noite com as Estrelas tem visitações gratuitas para quem estiver interessado em observar parte do espaço usando telescópios. Elas ocorrem uma vez ao mês, normalmente em um fim de semana próximo à fase de quarto crescente da Luamomento em que há um semicírculo visível voltado para oeste.

O motivo da escolha desse período? Quem explica é o professor do IAG e coordenador do projeto, Ramachrisna Teixeira. “Essa fase permite um verdadeiro espetáculo ao público que está observando, pois a Lua fica bem visível e brilhante. Também é possível ver planetas, como Júpiter, Marte, Saturno e seus anéis.”

O projeto existe desde o final da década de 1990, depois que o professor Teixeira decidiu abrir o observatório para visitação. “Mas só passou a funcionar com regularidade em 2008, depois que os alunos do IAG demonstraram interesse e passaram a auxiliar nas atividades”, relata o docente, salientando a importância da divulgação científica que é feita por meio do projeto.

Público observa o céu em visita ao Observatório Abrahão de Moraes - Foto: Divulgação / Noite com as Estrelas

As visitas ocorrem mensalmente e são gratuitas. Cada sessão dura cerca de uma hora e a experiência é guiada por monitores. Letícia Ianza Oliveira é uma das alunas da USP que compõem a equipe de monitoria.

“Receber o público é muito bom. Poder conversar com eles sobre astronomia, responder às perguntas, ver o quanto estão interessados em aprender sobre o assunto”, disse a estudante de Licenciatura em Física.

A convivência com outros estudantes monitores também é um ponto positivo para Letícia. “O grupo é bem grande e diverso, o que torna a experiência muito rica. Além disso, nós acampamos no observatório em alguns fins de semana quando há visita.”

Em média, de 2,5 a 3 mil pessoas visitam o observatório todo ano. A quantidade de vagas é limitada e por isso se esgotam rapidamente.

O próximo Noite com as Estrelas será nos dias 8, 9 e 10 de novembro. Para participar, é preciso reservar a visita por meio do telefone (19) 3856-5400, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

O Observatório Abrahão de Moraes, onde ocorre a observação, fica localizado na Rua do Observatório – Fazenda Santana, Vinhedo – SP.