Em museu da USP, crianças podem aprender sobre o planeta buscando rochas e minérios do jogo Minecraft

Museu de Geociências da USP apresenta acervo com a temática do jogo para motivar o aprendizado sobre a estrutura física da Terra; exposição é gratuita e permanente

19/10/2022 - Publicado há 2 anos
Crianças recebem desafio inspirado no jogo Minecraft no Museu de Geociências da USP – Foto: Divulgação/Museu de Geociências

.
Gosta de explorar os materiais e universos do Minecraft? Você pode encontrar quase 30 itens do jogo na nova exposição do Museu de Geociências da USP. Como no jogo de sobrevivência e construção, ambientado num mundo de blocos e aberto à exploração e criação, o desafio proposto é buscar objetos, minérios, minerais e rochas pelas vitrines do museu até completar uma lista. A exposição temática é permanente e está em constante renovação.

A dinâmica procura instigar no público o interesse pelas geociências e tornar o aprendizado mais lúdico. “O Minecraft é um jogo popular, é acessível a todos os públicos, com materiais que existem na vida real, o que ajuda as pessoas a se identificarem”, conta Iago Epifânio, aluno de graduação de Geografia e membro do setor educativo do museu, responsável pela iniciativa.

“A busca e o olhar em cada vitrine despertam um senso de investigação científica que, de forma lúdica, mostra como pode ser  legal e divertido o estudo das geociências, visto que as pessoas estarão em contato com objetos que já viram no mundo do Minecraft”, destaca Epifânio. Etiquetados no estilo visual do jogo, pelo museu estão itens como a bússola e materiais como a obsidiana, diamante e carvão.
.

Lista de desafios de itens do jogo que podem ser encontrados no museu – Arte sobre foto de Marcos Santos/USP Imagens

Acervo

O Museu de Geociências conta com um acervo permanente de cerca de 5 mil materiais, entre minerais, minérios, rochas e meteoritos. Um dos destaques é o meteorito de Itapuranga, o terceiro maior do Brasil.

Há também a exposição Fósseis do Araripe, na qual podem ser encontrados fósseis de dezenas de espécies de plantas, insetos, camarões, escorpiões, aranhas, moluscos, peixes, tartarugas, crocodilianos, lagartos, pterossauros e aves, que habitavam o Brasil de 120 a 100 milhões de anos atrás.

Outra mostra é Areias, na qual se aprende, por meio de experiências táteis, como os grãos de areia podem fornecer informações científicas sobre a história de uma região.

A visita guiada inclui uma conversa sobre o dinossauro instalado no saguão, uma breve palestra sobre os vários temas das geociências e uma curta exposição sobre os materiais e acervo do museu, dentre outras atividades.
.

Rocha com enxofre no Museu de Geociências e no Minecraft – Fotos: Museu de Geociências e Youtube
Monitoria de grupos no Museu de Geociências – Foto: Divulgação/Museu de Geociências

Exposição Minecraft
Local: Museu de Geociências, Rua do Lago, 562
Horários: Há visitas em grupos e escolares, a partir de 10 pessoas, com mediação e agendamento obrigatórios, para que a equipe do museu possa se preparar. A visita dura em torno de 1h30. Para escolas, do ensino infantil ao superior, há limite de 50 alunos por horário reservado. De segunda a sexta, das 9h às 11h; 11h às 13h; 14h às 16h; e 16h às 18h.

Para visitas espontâneas: individuais ou em até 10 pessoas, sem necessidade de mediação. De segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 18h. O museu fecha das 12h às 14h para o intervalo do almoço.

Os agendamentos devem ser feitos pelos telefones (11) 3091-3952 e (11) 3091-4670, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Em caso de dúvida, entre em contato pelo e-mail mugeo@usp.br. Você também pode acompanhar o museu pelo Instagram (@museudegeocienciasusp) e TikTok (@museudegeociencias).

Para conhecer um pouco sobre o museu, clique no player abaixo: