Como reduzir os efeitos das mudanças climáticas? Pesquisador da Nasa fala sobre o tema

Pesquisador da Nasa Alex Ruane fala dos impactos das mudanças climáticas na vida humana, nos ecossistemas e nas atividades econômicas e defende estratégias colaborativas de mitigação e adaptação

Publicado: 28/08/2024 às 9:48
Vista aérea das enchentes no Rio grande do Sul, com prédios e rua alagadas com água na cor de barro
Vista aérea das enchentes na cidade de Canoas, no Ro Grande do Sul, em maio de 2024 – Foto: Ricardo Stuckert/PR/CC BY-SA 2.0

.
Em evento da série Conferências Fapesp 2024, o cientista Alex Ruane apresentará nesta sexta-feira, dia 30 de agosto, às 10 horas, a conferência Mudanças Climáticas e Segurança Alimentar – dos Modelos às Avaliações e Soluções. Ruane é pesquisador no Instituto Goddard de Estudos Espaciais da National Aeronautics and Space Administration (Nasa), a agência espacial norte-americana, e sua apresentação vai tratar de soluções sustentáveis para mitigação e adaptação às mudanças climáticas, apontando também os limites de tolerância para a reprodução de determinadas espécies. A conferência será no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), na Rua Pio XI, 1.500, no bairro do Alto da Lapa, em São Paulo. Haverá tradução simultânea do inglês para o português e transmissão on-line pelo Canal da Fapesp no YouTube neste link.

Alex Ruane, cientista da Nasa – Foto: Divulgação/Research Gate

O cientista codirige o Grupo de Impactos Climáticos da Nasa e também é associado do Centro de Pesquisa de Sistemas Climáticos da Universidade de Columbia, na cidade de Nova York. Integrou a equipe de redação do 6º Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC AR6) da Organização das Nações Unidas, e foi o autor principal do capítulo 12, que traz informações sobre riscos climáticos. O pesquisador deu uma entrevista para a Agência Fapesp, confira aqui.

A série Conferências Fapesp 2024 promove eventos presenciais, às sextas-feiras, sempre às 10h, no auditório da fundação. A exemplo da série que teve início em 2021, em razão das comemorações dos 60 anos da Fapesp, as conferências envolvem temáticas interdisciplinares de interesse amplo para as ciências, artes, tecnologia e inovação. Os temas e os convidados são escolhidos por uma comissão transdisciplinar de pesquisadores.

Para ver a transmissão on-line e as edições anteriores das Conferências Fapesp acesse o canal do YouTube clicando aqui.

.

Texto adaptado da Agência Fapesp