Bem-estar, alimentação e mudança climática: uma experiência da horta ao prato

Por Aline Martins de Carvalho, Aline Rissatto Teixeira e Cláudia Maria Bógus, professoras da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, e Letícia Sampaio, estudante do curso de Nutrição da FSP-USP

 Publicado: 05/09/2024 às 16:18
Aline Martins de Carvalho – Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Aline Rissatto Teixeira – Foto: Arquivo pessoal
Cláudia Maria Bógus – Foto: Arquivo pessoal
Letícia Sampaio – Foto: Arquivo pessoal
No dia 22 de junho de 2024, ocorreu o evento gratuito Na Horta: Bem-Estar, Alimentação e Mudança Climática, na Faculdade de Saúde Pública da USP, em parceria com o Sesc Avenida Paulista. O evento contou com a participação de visitantes previamente inscritos no site do Sesc. Essa vivência foi idealizada pelas equipes dos projetos Sustentarea, Horta e ECCCo – Equipe Ciência, Cultura e Comida, com o objetivo de proporcionar uma vivência imersiva, divertida e cheia de aprendizados para os participantes.

O evento foi dividido em quatro momentos, se iniciando pela apresentação dos projetos e recepção dos participantes no jardim da faculdade. Em seguida, a equipe da Horta conduziu os participantes até as colmeias de diferentes tipos de abelhas sem ferrão, ressaltando que a extinção dessas espécies pode acarretar repercussões negativas para a vida no planeta. Logo após, foram apresentados o minhocário e a composteira cuidados pela equipe, de modo que as pessoas receberam orientações de como poderiam fazer a própria composteira com restos de alimentos que seriam originalmente destinados para o lixo, como borra de café, restos de frutas e cascas de ovo. Depois, todos colocaram a mão na massa para plantar diferentes mudas na horta da faculdade, fizeram um tour pelo espaço e receberam um biofertilizante natural extraído do minhocário para regar suas plantas em casa.

No segundo momento, os participantes se dirigiram até o Laboratório e Cozinha Didática de Procedimentos e Técnicas Culinárias Aplicados à Nutrição, e a equipe ECCCo coordenou um bate-papo sobre o uso das Panc (Plantas Alimentícias Não Convencionais) e suas aplicabilidades culinárias para uma alimentação mais saudável, saborosa e nutritiva. A dinâmica contou com atividades de identificação de Panc aromáticas, dentre as quais a erva-baleeira, que pode ser um excelente substituto natural para os caldos industrializados. Na sequência, a equipe ECCCo conduziu uma oficina culinária demonstrativa, que teve as Panc como base das preparações.

Também foram apresentadas dicas para a conservação das plantas e para a sua preparação. Os participantes puderam degustar as receitas apresentadas e discutir sobre a viabilidade de prepará-las em casa. Foram preparados salada de Panc com vinagrete de uvaia, mousse de cambuci e suco de amora com hibisco, além de um sal de ervas, que os participantes puderam levar para casa juntamente com um e-book das receitas da oficina.

Para encerrar o evento, a equipe do Sustentarea conduziu uma roda de conversa norteada por um quiz sobre alimentação e sustentabilidade, em que os participantes marcaram seus acertos e erros para concorrer a prêmios (copos, ecobag e manifesto Sustentarea). Em seguida, todos se dividiram em grupos para jogar o novo jogo do Sustentarea, chamado Susten-Trunfo, que consiste em um trunfo com receitas sustentáveis que convida os jogadores a refletirem sobre o impacto da alimentação no meio ambiente. Ao final, o jogo foi distribuído a todos do evento para que jogassem com seus círculos de pessoas e acessassem o e-book de receitas do jogo por meio de um QR-Code nas cartas.

A atividade abriu as portas da Universidade ao público externo, proporcionando debates importantes sobre alimentação, sustentabilidade e o futuro do planeta. Os participantes possuíam formações diversas, enriquecendo o debate.

O evento recebeu muitos elogios, dentre eles o da participante entrevistada Wesla Monteiro: “Foi muito abrangente. Ele trouxe a gente da horta, da compostagem, até a cozinha. […] Uma visão global e geral de como a gente pode ser mais consciente na nossa alimentação com pequenos passos”.

Depoimentos de estudantes monitores:

“Fazer parte da atividade conjunta entre esses três projetos de extensão foi algo divertido e enriquecedor. Transmitir os conhecimentos que obtive por estudar Nutrição na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e integrar a Horta da FSP-USP para o público externo à Universidade é algo muito importante, e permitiu que eu treinasse habilidades de ensino e reforçasse meu espírito comunitário. Para mim, atividades de extensão e que integram projetos de extensão devem ser cada vez mais incentivadas, pois a troca de saberes que ocorre nesses momentos traz benefícios tanto para a Universidade quanto para a comunidade.” (Samantha B. V. Bonfim, monitora no evento pelo Projeto Horta da FSP)

“Unindo três projetos de extensão em uma única atividade, pude participar sob diferentes perspectivas do mesmo evento. No primeiro momento, como bolsista da Horta da FSP, consegui passar meus conhecimentos adiante e trocar com os participantes, todos muito interessados. Me deixou feliz ver o espaço da horta ganhando mais visibilidade, já que tenho muito carinho pelo projeto. Depois disso, aprendi com as demais etapas da atividade, ministradas pelas outras extensões. Foi um dia muito rico, descontraído e de aprendizado!” (Iris Hunnicutt Bazilli, monitora no evento pelo Projeto Horta da FSP)

“Acredito que muito pesquisamos e pouco compartilhamos o conhecimento de uma forma facilmente compreendida por indivíduos que não possuem contato com nossas áreas de estudo. Nos unirmos com outros grupos de estudo da FSP para entrelaçar conhecimentos e discutir com pessoas com vivências tão variadas enfatiza a potência que há em incluir a sociedade no momento de construção e troca de conhecimento.”
(Isabella Dall’acqua, estudante de mestrado, pesquisadora da equipe ECCCo)

________________
(As opiniões expressas nos artigos publicados no Jornal da USP são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem opiniões do veículo nem posições institucionais da Universidade de São Paulo. Acesse aqui nossos parâmetros editoriais para artigos de opinião.)


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.