
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP

Manhã com Bach #46: Partes finais do “Oratório de Natal” citam magos e fúria de Herodes
“Manhã com Bach” conclui audição da monumental obra de Bach criada para celebrar o Natal de 1734

Manhã com Bach #45: Alegria e devoção marcam partes 3 e 4 do “Oratório de Natal”
Programa “Manhã com Bach” continua audição da obra-prima criada por Bach para celebrar o Natal de 1734

Manhã com Bach #44: Coro de anjos é o ponto alto da parte 2 do “Oratório de Natal”
“Manhã com Bach” continua a exibir a obra criada em 1734 para celebrar o nascimento de Jesus Cristo

Manhã com Bach #43: “Oratório de Natal” tem 64 movimentos e quase 3 horas de duração
Programa da Rádio USP começa a exibir a monumental obra de Johann Sebastian Bach

Manhã com Bach #42: Objetivo de Bach era atingir a perfeição na arte musical
Qualquer que fosse o gênero a que se dedicasse, o compositor buscava sempre a mais alta qualidade artística

Manhã com Bach #41: Cantata composta em Weimar celebra o Advento
Datada de 1715, obra foi apresentada no programa “Manhã com Bach”, da Rádio USP

Manhã com Bach #40: Cantata de Bach homenageia o rei Augusto III, da Polônia
Obra foi composta em 1736, em Leipzig, para comemorar o aniversário do soberano

Manhã com Bach #39: Estilo das cantatas de Bach se deve ao poeta Erdmann Neumeister
Compositor adotou a forma das cantatas seculares italianas introduzida na Alemanha no início do século 18

Manhã com Bach #38: Músicas de Martim Lutero inspiram obras de Bach
Admirador do reformador, compositor fez cantata baseada em hino que marca a Reforma Religiosa do século 16

Manhã com Bach #37: Transcrições de obras de Vivaldi têm “toque pessoal” de Bach
“Concerto para Cravo em Ré Maior” é exemplo da forma como o compositor retrabalhava músicas de outros autores

Manhã com Bach #36: “Curiosas variações” de Bach “confundiam” fiéis em Arnstadt
“Manhã com Bach” exibe prelúdio que provocou “estranheza” na igreja em que o compositor era organista

Manhã com Bach #35: Programa conclui celebrações com a sexta “Suíte para Violoncelo”
Em seis programas, “Manhã com Bach” comemorou o tricentenário da mais profunda música para violoncelo já criada

Manhã com Bach #34: “Suítes para Violoncelo” sobreviveram graças a Anna Magdalena Bach
Entre 1727 e 1731, segunda esposa de Bach fez o que se tem de mais próximo do original do compositor

Manhã com Bach #33: Pablo Casals redescobriu “Suítes para Violoncelo” de Bach em 1890
Violoncelista catalão encontrou as partituras das obras em sebo de Barcelona quando tinha 13 anos de idade

Manhã com Bach #32: Danças barrocas formam as “Suítes para Violoncelo” de Bach
Movimentos são compostos por elegantes alemandas, “espirituais” sarabandas e rápidas gigas, por exemplo

Manhã com Bach #46: Partes finais do “Oratório de Natal” citam magos e fúria de Herodes
“Manhã com Bach” conclui audição da monumental obra de Bach criada para celebrar o Natal de 1734

Manhã com Bach #45: Alegria e devoção marcam partes 3 e 4 do “Oratório de Natal”
Programa “Manhã com Bach” continua audição da obra-prima criada por Bach para celebrar o Natal de 1734

Manhã com Bach #44: Coro de anjos é o ponto alto da parte 2 do “Oratório de Natal”
“Manhã com Bach” continua a exibir a obra criada em 1734 para celebrar o nascimento de Jesus Cristo

Manhã com Bach #43: “Oratório de Natal” tem 64 movimentos e quase 3 horas de duração
Programa da Rádio USP começa a exibir a monumental obra de Johann Sebastian Bach

Manhã com Bach #42: Objetivo de Bach era atingir a perfeição na arte musical
Qualquer que fosse o gênero a que se dedicasse, o compositor buscava sempre a mais alta qualidade artística

Manhã com Bach #41: Cantata composta em Weimar celebra o Advento
Datada de 1715, obra foi apresentada no programa “Manhã com Bach”, da Rádio USP

Manhã com Bach #40: Cantata de Bach homenageia o rei Augusto III, da Polônia
Obra foi composta em 1736, em Leipzig, para comemorar o aniversário do soberano

Manhã com Bach #39: Estilo das cantatas de Bach se deve ao poeta Erdmann Neumeister
Compositor adotou a forma das cantatas seculares italianas introduzida na Alemanha no início do século 18

Manhã com Bach #38: Músicas de Martim Lutero inspiram obras de Bach
Admirador do reformador, compositor fez cantata baseada em hino que marca a Reforma Religiosa do século 16

Manhã com Bach #37: Transcrições de obras de Vivaldi têm “toque pessoal” de Bach
“Concerto para Cravo em Ré Maior” é exemplo da forma como o compositor retrabalhava músicas de outros autores

Manhã com Bach #36: “Curiosas variações” de Bach “confundiam” fiéis em Arnstadt
“Manhã com Bach” exibe prelúdio que provocou “estranheza” na igreja em que o compositor era organista

Manhã com Bach #35: Programa conclui celebrações com a sexta “Suíte para Violoncelo”
Em seis programas, “Manhã com Bach” comemorou o tricentenário da mais profunda música para violoncelo já criada

Manhã com Bach #34: “Suítes para Violoncelo” sobreviveram graças a Anna Magdalena Bach
Entre 1727 e 1731, segunda esposa de Bach fez o que se tem de mais próximo do original do compositor

Manhã com Bach #33: Pablo Casals redescobriu “Suítes para Violoncelo” de Bach em 1890
Violoncelista catalão encontrou as partituras das obras em sebo de Barcelona quando tinha 13 anos de idade

Manhã com Bach #32: Danças barrocas formam as “Suítes para Violoncelo” de Bach
Movimentos são compostos por elegantes alemandas, “espirituais” sarabandas e rápidas gigas, por exemplo
\\ BUSCA
\\ PODCASTS
\\ ARTIGOS

Trotes no ensino médio e o ato educativo
Por Adriana Marcondes Machado, professora do Instituto de Psicologia (IP) da USP, Paula Fontana Fonseca, psicóloga do Serviço de Psicologia Escolar do IP-USP, e Pedro Fernando da Silva, professor do IP-USP

USP Sustentável e o compromisso com a transição energética
Por José Aquiles Baesso Grimoni, coordenador, e Fábio Frezatti, facilitador dos Grupos de Trabalho de Transição Energética da USP

O jejum do mês do Ramadan e a psicologia islâmica
Por Francirosy Campos Barbosa, professora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP