Manhã com Bach #40: Cantata de Bach homenageia o rei Augusto III, da Polônia

Obra foi composta em 1736, em Leipzig, para comemorar o aniversário do soberano

Por
 16/11/2020 - Publicado há 3 anos
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #40: Cantata de Bach homenageia o rei Augusto III, da Polônia
/

A cantata Schleicht, spielende Wellen, “Andai devagar, ondas que brincam” (BWV 206), de Johann Sebastian Bach, foi foi apresentada pela primeira vez em 7 de outubro de 1736, em Leipzig, para homenagear o rei Augusto III da Polônia, que então fazia aniversário, e sua esposa, Maria Josepha. Nessa cantata, quatro rios se reúnem para glorificar os dois soberanos. Eles representam cidades ou nações relacionadas com o casal real: o Vístula representa a Polônia, o Elba, a Saxônia, o Danúbio, a Áustria e o Pleisse, Leipzig. Cada rio tem um caráter próprio e deseja ser o escolhido para celebrar o rei e sua esposa. No final, eles entram em acordo e, juntos, rendem homenagens aos governantes.

Essa obra foi exibida no programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), nos dias 14 e 15 de novembro de 2020. Além dela, o programa apresentou também o coral para órgão Nun danket alle Gott, “Agora agradecei todos a Deus” (BWV 657).

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.

As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.