Manhã com Bach #42: Objetivo de Bach era atingir a perfeição na arte musical

Qualquer que fosse o gênero a que se dedicasse, o compositor buscava sempre a mais alta qualidade artística

Por - Editorias: - URL Curta: jornal.usp.br/?p=374309

Manhã com Bach #42: Objetivo de Bach era atingir a perfeição na arte musical
Manhã com Bach - USP

 
 
00:00 / 56:49
 
1X
 

O grande objetivo da vida de Johann Sebastian Bach era fazer música da mais alta qualidade, atingir a perfeição na arte musical, onde quer que se encontrasse.

Contratado como músico da corte de Weimar, onde se valorizava a música para órgão, ele produziu o maior e melhor repertório para órgão da história da humanidade. Contratado como músico da corte de Köthen, onde se cultivava a música de câmara, ele criou algumas dezenas das mais extraordinárias obras para pequenos conjuntos e instrumentos solistas. Contratado como músico da Igreja luterana de Leipzig, a Saint-Thomaskirche, ele compôs a mais encantadora música sacra já produzida.

Esses exemplos demonstram que o grande objetivo de Bach era mesmo o cultivo da arte musical até as suas maiores alturas, não importando nem onde nem a serviço de quem estivesse. Se ele tivesse sido contratado pela corte de Dresden, onde se praticava a ópera, certamente haveria hoje óperas da melhor qualidade escritas por Bach.

O programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), deu exemplos dessa busca de Bach pela perfeição na arte musical, seja através da música para órgão, seja através da música de câmara, seja através da música sacra.

O programa apresentou o Prelúdio e Fuga em Sol Maior (BWV 541), para órgão, o Concerto Para Três Cravos em Ré Menor (BWV 1063) e a cantata Ich ruf zu dir, Herr Jesu Christ, “Eu clamo a ti, Senhor Jesus Cristo” (BWV 177).

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.

As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.

 

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.