Dando continuidade à comemoração dos 300 anos das seis Suítes para Violoncelo, de Johann Sebastian Bach – compostas em torno de 1720 na corte de Köthen -, o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), apresentou, nos dias 19 e 20 de setembro de 2020, a terceira obra desse conjunto, a Suíte para Violoncelo Número 3 em Dó Maior (BWV 1009). O programa exibiu também a cantata Gott, wie dein Name, so ist auch dein Ruhm, “Deus, como teu nome, assim é também tua glória” (BWV 171).
Como foi falado no programa, cada uma das seis Suítes para Violoncelo de Bach tem seis movimentos. Elas começam com um prelúdio e terminam com uma giga. Entre o prelúdio e a giga, encontram-se uma alemanda, uma corrente e uma sarabanda, além de outro movimento que antecede a giga: nas duas primeiras suítes, trata-se de um minueto, na terceira e na quarta, de uma borréee e, nas duas últimas, de uma gavota. Esses movimentos são danças instrumentais típicas do período barroco.
Em seu livro As Suítes para Violoncelo – citado no programa -, Eric Siblin explica que a alemanda era uma dança popular surgida na Alemanha no começo do século 16. Nas Suítes para Violoncelo, tendem a ser lentas e elegantes. A corrente tem origem francesa, mas Bach opta por se inspirar em compositores italianos. Repleta de saltos, tem efeito alegre e animado. Já a sarabanda – “centro espiritual” das suítes de Bach – é um movimento lânguido, “obra mais de pungente melancolia do que de luxuriante catarse”. As chamadas “galantarias” (minueto, bourrée e gavota) eram consideradas danças “modernas”. A giga, finalmente, é o mais rápido de todos os movimentos.
Ouça no link acima a íntegra do programa.
Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.
As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.