Manhã com Bach #44: Coro de anjos é o ponto alto da parte 2 do “Oratório de Natal”

Manhã com Bach #44: Coro de anjos é o ponto alto da parte 2 do “Oratório de Natal”
Manhã com Bach - USP

 
 
00:00 / 55:26
 
1X
 

A segunda parte do Weihnachtsoratorium, o Oratório de Natal (BWV 248), de Johann Sebastian Bach, foi apresentada nos dias 12 e 13 de dezembro de 2020 no programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz). Ao longo deste mês de dezembro, Manhã com Bach está exibindo a audição completa dessa obra monumental, composta para celebrar o Natal de 1734, em Leipzig, que tem seis partes e reproduz os relatos sobre o nascimento de Jesus Cristo registrados nos Evangelhos de Mateus e de Lucas. O programa apresentou também a Sonata para Cravo e Viola da Gamba em Ré Maior (BWV 1028).

Com 14 movimentos, a segunda parte do Oratório de Natal começa com uma sinfonia, que constitui uma “pastoral” e expressa o ambiente dos campos ao redor de Belém da Judeia onde pastores guardavam seus rebanhos, como descreve o Evangelho de Lucas. É a única das seis partes da obra que começa com uma sinfonia. Mas o ponto alto dessa segunda parte é o 12º movimento. Nele, um coro de anjos, numa explosão de alegria por causa do nascimento do Salvador, canta “Glória a Deus nas alturas e aos homens de boa vontade” – uma frase que é controversa mesmo no grego original do Novo Testamento.

Especialmente tocante também é o décimo movimento, uma terna ária para contralto, que docemente diz ao recém-nascido repousando na manjedoura:

               Schlafe, mein Liebster, geniesse der Ruh

               Wache nach diesem vor aller Gedeihen

               Dorme, meu amado, aproveita a paz

               Desperta depois para o benefício de todos

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.

As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.