Manhã com Bach #38: Músicas de Martim Lutero inspiram obras de Bach

Admirador do reformador, compositor fez cantata baseada em hino que marca a Reforma Religiosa do século 16

Por
 02/11/2020 - Publicado há 3 anos
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #38: Músicas de Martim Lutero inspiram obras de Bach
/

Três músicas de Johann Sebastian Bach inspiradas em obras de Martim Lutero (1483-1546) – líder da Reforma Religiosa do século 16 e também compositor – foram apresentadas no programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), nos dias 31 de outubro e 1º de novembro de 2020: o coral para órgão Eine feste Burg ist unser Gott (BWV 302), as Variações Canônicas (BWV 769), também para órgão, e a cantata Eine feste Burg ist unser Gott (BWV 80).

O coral e a cantata são baseados no mais famoso hino de Lutero, Eine feste Burg ist unser Gott, “Um castelo forte é nosso Deus”, inspirado no Salmo 46 e composto entre 1527 e 1529, que se tornou uma espécie de “hino oficial” da Reforma, deflagrada no dia 31 de outubro de 1517. Já as Variações Canônicas constituem variações contrapontísticas sobre um hino de Natal para crianças, Vom Himmel hoch da komme ich her, “Do alto céu eu venho aqui”, criado por Lutero, em 1534, para celebrar o nascimento de Cristo no ambiente familiar.

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.

As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.