Manhã com Bach #34: “Suítes para Violoncelo” sobreviveram graças a Anna Magdalena Bach

Entre 1727 e 1731, segunda esposa de Bach fez o que se tem de mais próximo do original do compositor

Por
 05/10/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 06/10/2020 as 9:26
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #34: “Suítes para Violoncelo” sobreviveram graças a Anna Magdalena Bach
/

As seis Suítes para Violoncelo de Bach sobreviveram graças a Anna Magdalena Bach (1701-1760), a segunda esposa do compositor alemão. Como afirma o jornalista canadense Eric Siblin no livro As Suítes para Violoncelo, “em algum momento entre 1727 e 1731 ela fez uma cópia do manuscrito original de Bach para um violinista, Georg Heinrich Ludwig Schwanenberger. Quase três séculos depois, aquilo que é conhecido como o manuscrito de Anna Magdalena ainda é o que se tem de mais próximo do original de Bach”. A edição das partituras das suítes encontrada em 1890 pelo violoncelista catalão Pablo Casals – que trouxe à luz as obras até então praticamente desaparecidas – se baseou nesse manuscrito.

Esses trechos do livro de Siblin foram lidos no programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 3 e 4 de outubro de 2020. O programa foi o quinto episódio de uma série que comemora os 300 anos das Suítes para Violoncelo de Bach, obras-primas da música universal criadas em cerca de 1720 na corte de Köthen, no leste da Alemanha, onde o compositor trabalhava na época como regente da orquestra do príncipe Leopold von Anhalt-Köthen.

O programa apresentou a Suíte para Violoncelo Número 5 em Dó Menor (BWV 1011), além da cantata Lobe den Herrn, meine Seele, “Louve o Senhor, minha alma” (BWV 143).

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.

As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.