Uso da luz terapêutica beneficia oftalmologia e diferentes especialidades médicas e odontológicas

Através da ciência óptica, foi possível ir além na compreensão da luz e suas funcionalidades, abrindo caminhos para o desenvolvimento de novos tratamentos de saúde. Efeito saudável da luz, entretanto, depende de controle profissional

 30/11/2022 - Publicado há 2 anos
Por

Logo da Rádio USP

O conhecimento sobre a luz, seus efeitos e funcionalidades, adquiridos ao longo de séculos, vem ajudando os médicos oftalmologistas na sua utilização terapêutica e na prevenção de doenças oculares; mas esses benefícios não se limitam à oftalmologia. Nesta edição do Fique de Olho, o professor Eduardo Rocha comenta sobre como o fato de compreender o comportamento da luz pode auxiliar no tratamento da saúde em diferentes especialidades médicas.

A ciência óptica, que mistura conhecimentos da geometria e física, auxilia na compreensão da luz e, desde a década de 60, permite que novos recursos sejam desenvolvidos para auxiliar não somente oftalmologistas, mas também profissionais da odontologia, ortopedia e até mesmo áreas como a psiquiatria.

O efeito saudável da luz solar, em condições controladas, já é reconhecido há muito tempo, mas os usos mais recentes em fototerapia e fotobiomodulação de tecidos, por exemplo, mostram a eficiência de associar estudos na física com problemas encontrados na medicina. O professor conta que, na última década, centenas de artigos tratam dessas novas formas de uso da luz, “provando então o seu auxílio terapêutico em uma série de problemas de saúde”. 

Por fim, Eduardo Rocha lembra que o uso da luz, na oftalmologia, se feito de maneira equivocada, pode fazer mal à saúde ocular. “Todo tratamento deve sempre ser acompanhado por um médico capacitado e da confiança do paciente que se submete a esse tratamento”, alerta o professor.


Fique de Olho
A coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.