Sustentabilidade é abordada em e-book interativo desenvolvido pela USP

De acordo com Teresa Cristina Carvalho, para pensar em sustentabilidade é preciso abordar também questões ambientais, sociais e econômicas

 14/12/2023 - Publicado há 5 meses
Ao discutir pautas ambientais é preciso pensar também nas questões sociais – Foto: Freepik
Logo da Rádio USP

Um e-book interativo que aborda questões sobre sustentabilidade foi desenvolvido por professores, pesquisadores, alunos e especialistas que atuam em projetos e atividades de ensino, pesquisa e extensão voltados à discussão de temáticas nessa área. O projeto foi coordenado pelo Labotarório de Sustentabilidade (Lassu) da Escola Politécnica (Poli) da USP. O livro trata de questões sobre uso de plástico e eletrônicos, alimentação, questões de moradia e outros temas que permeiam a sociedade e podem ser pensados tanto individual como coletivamente. Teresa Cristina Carvalho, professora da Escola Politécnica da USP, explica a importância do assunto, que é uma preocupação geral. 

O e-book conta com sete capítulos, que tratam desde a sustentabilidade de um ponto de vista geral, como assuntos mais específicos, como sua relação com moda, alimentação, aparelhos eletrônicos e a sociedade. 

Sustentabilidade

A Organização das Nações Unidas (ONU) utiliza o seguinte conceito para definir a sustentabilidade: “Suprir as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades”. Para Teresa, a pauta, que muitas vezes é reduzida à ideia de preservação do planeta, aborda também outras questões essenciais que não podem ser deixadas de lado. “Não tem como não aliar a questão ambiental com a questão social e até com a questão econômica”, aponta a professora. 

Dessa forma, a sustentabilidade é pensada através desses três pilares interconectados: ambiental, social e econômico. Ao discutir pautas ambientais, por exemplo, é preciso pensar também nas questões sociais. “Por exemplo, se nós contaminamos o solo, se nós contaminamos a água, o primeiro impacto vai ser o ser humano”, exemplifica. 

Consciência sustentável em diferentes níveis 

As ações sustentáveis desenvolvidas no âmbito individual não estão desconectadas de ações realizadas em cidades e em escala global. Teresa aponta que existe um consumo excessivo de plástico por parte das pessoas, que muitas vezes não são descartados de maneira correta ou não são reciclados. A cidade, cenário em que as pessoas estão inseridas, também precisa ser estruturada para receber as iniciativas individuais. A professora comenta que, em alguns casos, falta suporte das cidades para que haja um descarte correto de materiais. 

No caso do planeta, Teresa comenta que existe um fluxo de exportação e importação de resíduos ilegais no mundo e isso inclui os eletrônicos. Para a professora, é importante que ações em nível mundial sejam acertadas.

De acordo com Teresa, o objetivo do e-book é que as pessoas interajam com um material multimídia, que conta com áudios e textos para facilitar o estudo sobre sustentabilidade. A ideia, também, é realizar um olhar crítico para problemas e o que pode ser feito. Um dos assuntos abordados, por exemplo, é a questão dos alimentos ultraprocessados. “Nós consumimos cada vez mais alimentos ultraprocessados, como bolachas. Às vezes, têm também algum resíduo de plástico nesse alimento e não temos noção”, exemplifica. Dessa forma, o livro ajuda a elucidar temas que não são tão claros e disseminados. 


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.