Sonda New Horizons mostra que estrelas vistas do espaço parecem ocupar outra posição

A sonda da Nasa, que trouxe dados importantes sobre Plutão, já cumpriu sua missão e está quase saindo do sistema solar, mas ainda é usada para experimentos pelos cientistas

19/06/2020 - Publicado há 4 anos

Em 2015, a sonda New Horizons, da Nasa, se tornou a primeira do tipo a sobrevoar Plutão. Mesmo agora, perto da fronteira do sistema solar, o projeto ainda tem trazido revelações interessantes. Um experimento conduzido pela equipe da New Horizons mostrou como estrelas que conhecemos parecem diferentes quando vistas da borda do sistema solar, um efeito que os cientistas chamam de paralaxe.

Nesta edição de Entender Estrelas, o astrofísico João Steiner, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, conta um pouco da missão e próximos passos da sonda da Nasa, que já finalizou seu objetivo original, além de explicar o que é o efeito de paralaxe.

Clique no player acima para ouvir.

Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia
A coluna Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia, com o professor João Steiner, no Youtube, com produção dda Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.