Manhã com Bach #108: Em Arnstadt, Bach trocou socos com fagotista no meio da rua
Programa sobre os primeiros anos da carreira de Bach dá início às comemorações pelos 337 anos do compositor
Arte com uso de ícones Flaticon
Programa sobre os primeiros anos da carreira de Bach dá início às comemorações pelos 337 anos do compositor
Caderno que pertenceu a sobrinho do compositor traz peças para teclado de diferentes autores
Entre elas estão peças para teclado e a cantata exibida na posse do conselho da cidade de Mühlhausen em 1708
Violinista norte-americana Emily Deans destaca o segundo movimento do “Concerto para Dois Violinos em Ré Menor”
Inspirada no Salmo 94 e em outros textos bíblicos, obra é uma das mais elevadas expressões da música vocal
Composição mostra a estreita relação de Johann Sebastian Bach com a cultura popular
Racionalismo e devoção religiosa servem ao objetivo do compositor de elevar a arte musical à perfeição
“Ich habe genug”, “Eu tenho o bastante” (BWV 82), é uma das mais profundas obras de Johann Sebastian Bach
Peças para órgão foram publicadas em 1747 pelo ex-aluno de Bach e editor Johann Georg Schübler
Técnicas violinísticas são adaptadas para o instrumento de sopro no primeiro movimento da “Partita em Lá Menor”
Poema de Coelius Sedulius é a base de hino de Martim Lutero que inspirou composição de Johann Sebastian Bach
Composição é formada por três movimentos que fazem parte da monumental “Missa em Si Menor”
Obra tem forte tom dramático, com recitativos próximos de sua função original na ópera, de “alavancar a ação”
Bach inclui vozes em obra originalmente instrumental para comemorar a data máxima do cristianismo
Sempre festivas, obras celebram nascimento de Cristo com música da mais alta qualidade artística
Racionalismo e devoção religiosa servem ao objetivo do compositor de elevar a arte musical à perfeição
Composições impregnaram a estrutura desenvolvida por Vivaldi com novas e significativas ideias
“Ich habe genug”, “Eu tenho o bastante” (BWV 82), é uma das mais profundas obras de Johann Sebastian Bach
Duas cantatas preservadas do compositor celebram a Reforma Religiosa do século 16, ocorrida há 504 anos
Obras prevaleceram sobre o “Concerto de Brandenburgo Número 5”, o primeiro a fazer do cravo instrumento solista
Concerto para três cravos e cantata demonstram a intensa atividade do compositor na década de 1730
Programa apresenta também cantata que, em pleno século do Iluminismo, critica o racionalismo
Programa traz “Concerto para Violino em Lá Menor” (BWV 1041) e sua transcrição para cravo, além de cantata
Maria Barbara e Anna Magdalena tiveram forte influência na vida e na obra de Johann Sebastian Bach
Programa mostra obra de Bach para cordas que o compositor transcreveu para teclado 22 anos depois
Programa mostra que cantata criada em 1726 serviu de base do Concerto para Cravo em Mi Maior, de 1739
Programa apresenta também uma cantata sacra para celebrar mudança do Conselho da cidade de Leipzig
Programa deu amostra da variedade de instrumentos utilizados por Bach em suas composições
Programa apresentou também uma das mais antigas obras de Bach preservadas
Com mais de uma hora e meia de duração, obra de Bach foi apresentada em dois programas
Programa da Rádio USP exibe uma das mais grandiosas obras da história da música
Programa apresenta a cantata Mein Herze schwimmt im Blut (BWV 199)
Programa apresenta duas composições de Johann Sebastian Bach
Programa exibe também a cantata O Ewigkeit, du Donnerwort (BWV 60)
Datado de 1703, o prelúdio coral “Christ lag in Todes Banden” foi composto em Arnstadt, cidade onde o compositor alemão conseguiu seu primeiro emprego como músico
A Partita nº 4 em Lá Menor, do primeiro livro do Clavier Übung, e a cantata Lobe den Herrn, meine Seele, Louva o Senhor, minha alma (BWV 143) estão no programa
Programa exibiu a cantata Ich bin ein guter Hirt, “Eu sou um bom pastor” (BWV 85), de Johann Sebastian Bach
Partitura original da ária “Alles mit Gott nichts ohn’ ihn” foi descoberta em Weimar pelo pesquisador Michael Maul, do Arquivo Bach, de Leipzig
Obra está incluída no segundo volume do Clavier Übung (Exercício de Teclado), do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750)