O exuberante Concerto para Cravo em Ré Menor (BWV 1052) e a tocante cantata Gott, man lobet dich in der Stille, “Deus, sejas louvado no silêncio” (BWV 120), foram apresentados no programa Manhã com Bach nos dias 29 e 30 de julho de 2017.
O Concerto para Cravo em Ré Menor (BWV 1052) foi composto em 1738, em Leipzig, e inclui, além do cravo, dois violinos, viola e contínuo. Ele é um exemplo de que Bach, nos 27 anos em que trabalhou na igreja luterana de Saint Thomas, em Leipzig, de 1723 até sua morte, em 1750, não fez predominantemente música religiosa, como às vezes se dá a entender. Além do seu trabalho na igreja, em Leipzig Bach compôs também muita música instrumental, sempre da mais alta qualidade, que era apresentada nos salões burgueses da cidade.
Já a cantata sacra Gott, man lobet dich in der Stille, “Deus, sejas louvado no silêncio” (BWV 120), foi apresentada pela primeira vez em 1728 ou 1729, para celebrar a mudança do Conselho da cidade de Leipzig. Como era costume na época, a cerimônia de mudança do Conselho, que acontecia anualmente, incluía a apresentação de uma cantata, a fim de pedir as bênçãos de Deus para a administração municipal.
É por isso que a letra dessa cantata, provavelmente escrita pelo poeta alemão Christian Friedrich Henrici (1700-1764), conhecido como Picander, traz estrofes como a seguinte:
Heil und Segen
Soll und muss zu aller Zeit
Sich auf unsere Obrigkeit
In erwünschter Fülle legen
Dass sich Recht und Treue müssen
Miteinander freundlich küssen
Salvação e bênçãos
Devem e precisam em todo o tempo
Em desejada abundância
Cair sobre nossas autoridades
Para que justiça e fidelidade
Possam fraternalmente se beijar
Ouça nos links acima a íntegra da edição de Manhã com Bach que foi ao ar nos dias 29 e 30 de julho de 2017.
O programa Manhã com Bach é transmitido sempre aos sábados, às 9 horas, e reapresentado no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, pela Rádio USP FM (93,7 MHz).