Uma das cantatas que Bach compôs para cerimônias de casamento foi apresentada no programa Manhã com Bach que foi ao ar no dia 15 de julho de 2017 e reapresentado no dia 16. Trata-se da cantata Weichet nur, betruebte Schatten, “Retirai-vos, apenas, desoladoras sombras” (BWV 202), composta provavelmente por volta de 1718, na corte de Köthen. Os noivos da ocasião não são conhecidos.
Essa cantata tem uma peculiaridade: todos os seus nove movimentos são compostos para voz soprano, sem o coro. São árias e recitativos que se alternam, sempre nessa voz, o que dá um ar mais intimista à música, bem própria a uma cerimônia de casamento.
No programa, a cantata é apresentada na clássica interpretação do Concerto Amsterdam, com a participação da soprano Agnes Giebel e a regência do maestro holandês Jaap Schröder.
Manhã com Bach apresentou também as Variações sobre o Coral Sei gegrüsset, Jesu gütig, “Sê tu Saudado, Jesus misericordioso” (BWV 768), para órgão, datada de 1700 – uma das mais antigas obras de Bach preservadas, composta ainda quando o compositor vivia como interno do Colégio Michaelis, em Lüneburg, no norte da Alemanha, onde permaneceu por dois anos. Nessa época, Bach tinha 15 anos de idade. A interpretação é do Ton Koopman.
Ainda no programa, foi exibido o Arranjo para Concerto do Príncipe Johann Ernst (BWV 984), para cravo, na interpretação do cravista húngaro Miklós Spányi. Bach atuou como músico na corte de Weimar entre 1708 e 1717. Ali ele tinha como aluno o príncipe Johann Ernst, sobrinho do duque Wilhelm Ernst, patrão do compositor. O jovem Ernst também compunha músicas, para as quais Bach fazia arranjos. A obra apresentada neste programa é um exemplo disso.
Ouça nos links acima a íntegra do programa Manhã com Bach que foi ao ar no dia 15 de julho de 2017 e reapresentado no dia 16.