Manhã com Bach #168: “Variações Goldberg” unem estrita lógica e liberdade de expressão

Análise é do musicólogo austríaco Karl Geiringer, para quem essa obra para teclado revela o gênio de Bach

Por
 01/05/2023 - Publicado há 1 ano
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #168: “Variações Goldberg” unem estrita lógica e liberdade de expressão
/

A combinação da mais estrita lógica com a liberdade de expressão imaginativa que se manifesta nas Variações Goldberg (BWV 988) – composição para teclado publicada em 1741 – coloca essa obra entre as maiores manifestações do gênio de Johann Sebastian Bach.

Essa análise é feita pelo musicólogo austríaco Karl Geiringer (1899-1989) no livro Johann Sebastian Bach – O Apogeu de Uma Era, publicado no Brasil pela Editora Jorge Zahar. Para Geiringer, “o século 18 nada produziu no campo das variações para teclado que possa se comparar com essa gigantesca obra, a qual demonstra a excelsa imaginação e a consumada perícia técnica do compositor”.

Nesta edição, o podcast Manhã com Bach conclui a audição das Variações Goldberg – que é formada por uma ária de abertura e 30 variações dessa ária – apresentando as Variações 19 a 30, além da ária de abertura, que se repete no final da obra, conforme indicado por Bach. O podcast exibiu a íntegra das Variações Goldberg ao longo de três programas.

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 29 e 30 de abril de 2023. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.

As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.