Manhã com Bach #166: “Variações Goldberg” são uma das maiores composições para teclado

Criada em 1741, obra é formada por uma ária e 30 variações em diferentes estilos, como cânones, fugas e danças

Por
 17/04/2023 - Publicado há 1 ano
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #166: “Variações Goldberg” são uma das maiores composições para teclado
/

Criadas em 1741, as Variações Goldberg (BWV 988), de Johann Sebastian Bach, são uma das maiores obras para teclado já escritas na história da música. Elas são formadas por uma ária, o primeiro movimento da composição, seguida por 30 variações dessa ária. Essas variações, por sua vez, foram compostas em diferentes estilos e formas musicais, como cânones, fugas, estudos e danças.

Com mais de uma hora e meia de duração, as Variações Goldberg serão apresentadas ao longo de três edições do podcast Manhã com Bach. Nesta edição, são exibidas a ária de abertura e as variações 1 a 9, além da cantata Erschallet, ihr Lieder, “Entoai, canções” (BWV 172).

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 15 e 16 de abril de 2023. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.

As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.