Manhã com Bach #176: Bach alterou a estrutura tradicional da sonata em trio

Antes executada com até quatro instrumentos, composição passou a requerer somente dois ou até um só instrumento

Por
 26/06/2023 - Publicado há 10 meses
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #176: Bach alterou a estrutura tradicional da sonata em trio
/

As seis Sonatas para Violino e Cravo (BWV 1014-1019), de Johann Sebastian Bach – que serão ouvidas a partir desta edição do podcast Manhã com Bach -, foram compostas na forma de trio sonata ou sonata em trio, um gênero musical surgido no século 17, na Itália, que, como o nome sugere, tem três partes – duas feitas por dois instrumentos melódicos (dois violinos, duas flautas ou dois oboés, por exemplo) e uma, pelo baixo contínuo.

Com elas, Bach introduz uma inovação na estrutura tradicional das sonatas em trio. Como as composições desse gênero musical têm três partes, para elas serem executadas era necessária a participação de quatro músicos, dois para tocarem os dois instrumentos melódicos e dois responsáveis pelo baixo contínuo – que é formado por um instrumento melódico e o cravo. Nas obras do compositor, a trio sonata é tocada com menos instrumentos e menos instrumentistas. Como acontece com as seis Sonatas para Violino e Cravo, Bach fez com que uma das partes fosse executada pelo violino e as outras duas partes, pelo cravo, diminuindo assim para dois o número de instrumentos e de instrumentistas, que antes chegava a quatro. E Bach foi ainda mais longe, fazendo com que uma trio sonata pudesse ser tocada por um único instrumentista usando um só instrumento, o órgão, como acontece com as seis Trio Sonatas para Órgão (BWV 525 a 530), em que a mão direita, a mão esquerda e os pedais são responsáveis pelas três partes da composição.

Nesta edição, Manhã com Bach apresenta a Sonata para Violino e Cravo Número 1 em Si Menor (BWV 1014), a primeira das seis Sonatas para Violino e Cravo, de Bach. As outras cinco obras desse conjunto serão ouvidas nos programas seguintes. Esta edição traz ainda o Concerto para Órgão em Mi Bemol Maior (BWV 597) e a cantata Wer mich liebet, der wird mein Wort halten, “Quem me ama guardará a minha palavra” (BWV 74).

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 24 e 25de junho de 2023. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.

As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.