“Manhã com Bach” apresenta a “Missa em Si Menor”

Programa da Rádio USP exibe uma das mais grandiosas obras da história da música

 05/07/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 11/07/2017 as 14:40
Por
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP

O programa Manhã com Bach começou a apresentar, no dia 1º de julho de 2017, a Missa em Si Menor (BWV 232), do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750).

Nesse programa, foram apresentadas as duas primeiras partes da Missa em Si Menor – Kyrie e Gloria. As outras três partes – Credo, Sanctus e Agnus Dei – serão ouvidas no próximo programa, a ser transmitido no dia 8 de julho. No total, a obra tem cerca de 1 hora e 40 minutos de duração. A interpretação é do Collegium Vocale, de Gent, na Bélgica, sob a regência de Philippe Herreweghe.

Uma das mais grandiosas obras da história da música, a Missa em Si Menor começou a ser composta em 1724, em Leipzig, e foi concluída nos últimos anos de vida de Bach, por volta de 1745.

A primeira parte da obra, o Kyrie – uma invocação e uma exaltação do Senhor -, está dividida em três movimentos: o coro “Kyrie eleison”, o dueto “Christe eleison” e o segundo coro “Kyrie eleison”. Já o Gloria – a segunda parte da Missa em Si Menor – é formado de nove movimentos, todos voltados para glorificar o nome de Deus.

O programa Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 Mhz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet.

Ouça nos links acima a íntegra do programa Manhã com Bach transmitido no dia 1º de julho de 2017 e reapresentado no dia 2.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.