Manhã com Bach #174: Criada há 300 anos, música de Bach se irradiou para o futuro

Obra do compositor estava além da compreensão de seus ouvintes, diz o diretor artístico do Bachfest, Michael Maul

Por
 12/06/2023 - Publicado há 11 meses
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #174: Criada há 300 anos, música de Bach se irradiou para o futuro
/

Nos 27 anos em que atuou na cidade de Leipzig – desde maio de 1723 até sua morte, em julho de 1750 -, Bach criou um rico e complexo cosmos musical que estava além da compreensão de muitos de seus ouvintes e se irradiou para o futuro, afirma o professor Michael Maul, diretor artístico do Bachfest, o tradicional Festival Bach. Em entrevista publicada no site do evento, Maul lembra que as cantatas que Bach compôs a cada domingo para os serviços religiosos das igrejas daquela cidade são hoje executadas em todo o mundo – e idolatradas.

Realizado anualmente em Leipzig, o Bachfest deste ano teve início do dia 8 passado e se estende até o próximo dia 18. Como acontece todos os anos, o podcast Manhã com Bach acompanha o festival e apresenta músicas executadas durante o evento.  Nesta edição, Manhã com Bach traz o prelúdio coral An Wasserflüssen Babylon (BWV 653), a Sonata para Flauta em Mi Menor (BWV 1034) e a cantata Vergnügte Ruh, beliebte Seelenlust, “Alegre descanso, amado prazer da alma” (BWV 170).

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 10 e 11 de junho de 2023. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.

As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.