Americanos realizam o primeiro xenotransplante de rim em paciente vivo

Procedimento foi realizado no Massachusetts General Hospital, em um homem de 62 anos com falência renal; paciente já está em casa

 Publicado: 04/04/2024
Por

Logo da Rádio USP

No dia 16 de março foi anunciado, nos Estados Unidos, o primeiro xenotransplante de rim de um suíno para um paciente de 62 anos, no Massachusetts General Hospital, em Boston. A novidade, desta vez, é que o procedimento foi feito em um paciente vivo, chamado Richard Slayman, de 62 anos. Ele estava em uma fase terminal de falência renal e, após autorização do FDA, que é a agência regulatória dos Estados Unidos e da anuência de Slayman, o transplante foi realizado. O homem já havia recebido um rim humano, mas o órgão parou de funcionar. No dia 3 de abril, ele voltou para casa.

Outros três transplantes de rins para seres humanos foram realizados anteriormente, mas em receptores com morte cerebral. No último caso, o paciente foi mantido em coma por dois meses e o rim funcionou normalmente durante esses 60 dias.

“A vantagem do [transplante de] rim é que, se houver uma rejeição do órgão transplantado, ele pode ser retirado facilmente e o paciente volta para hemodiálise. Portanto, não se arrisca a vida do receptor”, explica Mayana Zatz, diretora do Centro de Estudos sobre o Genoma Humano e Células-Tronco (CEGH-CEL) da USP.

Mayana aproveitou a oportunidade para contar que, no dia 23 de abril, ela e sua equipe vão inaugurar na USP a primeira pig facility do Brasil, ou seja, um biotério de alta complexidade para criação de suínos geneticamente modificados. “Em resumo, estamos aprendendo muito com os experimentos feitos nos Estados Unidos e estamos otimistas que logo o xenotransplante se tornará uma realidade no mundo e também entre nós”.


Decodificando o DNA
A coluna Decodificando o DNA, com a professora Mayana Zatz, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.