Inalar aromas agradáveis durante o sono pode estar associado à melhora da memória

O estudo sugere que o enriquecimento olfativo aplicado durante a noite pode ser uma estratégia para melhorar tanto a cognição quanto a conectividade neural

 15/08/2023 - Publicado há 9 meses

Logo da Rádio USP

Na coluna desta semana, o professor Octávio Pontes comenta um estudo recentemente publicado na revista Frontiers of Neurology. Pesquisadores americanos testaram o efeito do uso do enriquecimento olfativo noturno para melhorar a capacidade cognitiva em idosos saudáveis, buscando tratamentos caseiros eficazes e acessíveis para a perda cognitiva em idosos.

Segundo Pontes, o estudo envolveu adultos mais velhos (entre 60 e 85 anos), divididos aleatoriamente em um grupo de Enriquecimento Olfativo e um grupo controle. “O grupo enriquecido foi exposto a sete odorantes diferentes por semana, durante duas horas por noite, usando um difusor de odor. Comparado ao grupo controle, o grupo enriquecido mostrou uma melhoria estatisticamente significativa de 226% no Teste de Aprendizagem Verbal Auditiva de Rey, juntamente com uma melhoria na função do fascículo uncinado esquerdo, avaliado pela difusividade média”, ressalta o professor.

O estudo sugere que o enriquecimento olfativo aplicado durante a noite pode ser uma estratégia para melhorar tanto a cognição quanto a conectividade neural, representando uma via potencialmente eficaz para a estimulação cerebral. Pontes finaliza afirmando que estudos subsequentes são necessários para confirmar esses achados.

Referência: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fnins.2023.1200448/full


O minuto do Cérebro
A coluna O minuto do Cérebro, com o professor Octávio Pontes Neto, vai ao ar quinzenalmente,  terça-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.