Festival de games relaciona jogos e criatividade para a criação de soluções mais conscientes

Gilson Schwartz destaca que o evento tem o principal objetivo de transformar os games, amplamente conhecidos, em instrumentos de transformação e resolução de problemas

 13/11/2023 - Publicado há 6 meses
O evento faz parte de uma rede mundial que já possui 20 anos nos Estados Unidos – Foto: Reprodução TV USP/USPGameDev
Logo da Rádio USP

O XI Festival Games for Change da América Latina, em parceria com o lançamento da plataforma UaiFai – Universos Abertos à Imaginação, à Fantasia e às Artes de Invenção –, acontecerá do dia 15 a 19 de novembro, de forma on-line e presencial. O evento é realizado pelo grupo de pesquisa Cidade do Conhecimento da Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, projeto Audiovisual Decolonial, Instituto de Iconomia, e projeto WASH (Workshop Aficionados por Software e Hardware). 

Gilson Schwartz, professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e organizador do evento, comenta que o Games for Change tem o principal objetivo de transformar os games, amplamente conhecidos, em instrumentos de transformação e resolução de problemas. “Os jogos podem ser usados em educação, saúde e meio ambiente como forma de estimular atitudes mais responsáveis e mais conscientes”, pontua Schwartz. Para a participação on-line, é pedida uma contribuição de R$ 15  para custear a transmissão, e presencial, R$ 50, para a participação no prédio da ECA. Confira a programação completa aqui: https://doity.com.br/uaifai–xi-festival-games-for-change-america-latina-2023 

Festival 

O evento faz parte de uma rede mundial que já possui 20 anos nos Estados Unidos, 12 anos no Brasil e uma crescente expansão na América Latina. Participam do evento desde artistas e game designers até profissionais e estudantes, jovens que já são “nativos digitais”. “O próprio evento funciona como uma brincadeira e traz uma novidade com criptomoeda”, explica Gilson Schwartz. 

Gilson Schwartz – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Além disso, temas como saúde mental e nutrição serão abordados a partir de uma relação com os jogos. Assim, a ação interdisciplinar será central nas atividades do evento, recompensadas com a “criptomoeda da paz”, que poderá ser utilizada no festival. O organizador ressalta também que as temáticas devem ultrapassar a noção de games e trabalhar com a área de criação como um todo. 

Importância da criatividade 

Diante dos adventos tecnológicos da inteligência artificial (IA) e dos algoritmos, estimula-se uma falsa percepção da necessidade básica de uma máquina ou de programar um computador. No entanto, o professor resgata o valor da imaginação e criatividade em primeiro lugar, tratada pela plataforma UaiFai. “Na educação, nas empresas e nas organizações, as pessoas precisam perceber que há conflitos e tensões, mas a violência não é a solução, o caminho é a paz, a justiça, cultura e criatividade”, analisa. 

Gilson Schwartz destaca também uma nova iniciativa, em parceria com o Museu das Favelas e a Agence Universitaire de la Francophonie, chamada Quilombo Inteligente, em que se discutirá os tipos de inteligência que proporcionarão uma oportunidade de aproximar os games à IA.  


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.