Diagnóstico precoce representa maiores chances de cura para o câncer infantil

Quando muito persistentes e sem motivos aparentes, sintomas comuns exigem atenção

 19/02/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 16/04/2020 as 11:11
Logo da Rádio USP

O programa Saúde com Ciência e Jazz desta semana recebe o professor Elvis Terci Valera, do Departamento de Puericultura e Pediatria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, que nesta edição fala sobre câncer infantil. 

O professor conta que o câncer mais comum entre as crianças é a leucemia, que acomete as células de defesa do organismo. “Não se trata de um tumor sólido, é apresentado no sangue do paciente.” Depois dele, os tipos de câncer mais frequentes nos pequenos são os tumores no cérebro e linfomas em crianças maiores. 

Valera afirma que o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil está diretamente ligado às maiores chances de cura. Portanto, é  preciso ter atenção a sintomas geralmente banais, mas que são persistentes e sem explicações aparentes. Dores de cabeça, geralmente acompanhadas de náuseas e vômitos, inchaços, palidez, sangramentos, manchas roxas, perda de peso, febre, suor durante a noite, alterações da visão e dores nos membros merecem a investigação de um médico pediatra. 

O programa Saúde com Ciência e Jazz é produzido por Flávia Coltri, com apresentação e coordenação do professor Pérsio Roxo Júnior e trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Coordenação de Rosemeire Talamone. No ar todas às quartas, das 13h30 às 14 horas. Você pode sintonizar a Rádio USP em Ribeirão Preto FM 107.9 pela internet em www.jornal.usp.br/home-ribeiraopreto ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS.

Ouça no player acima a íntegra do programa Saúde com Ciência e Jazz.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.