Definição de votos nem sempre segue parâmetros determinados por comportamentos eleitorais

Daniel Waldvogel Thomé da Silva comenta dados coletados pelo Centro de Estudos da Metrópole (CEM) sobre os locais de votação das regiões metropolitanas brasileiras e do Estado de São Paulo

22/05/2023 - Publicado há 12 meses
Existe uma diferença entre zonas eleitorais e locais de votação – Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Logo da Rádio USP

O Centro de Estudos da Metrópole (CEM) oferece bases de dados por locais de votação das regiões metropolitanas brasileiras e do Estado de São Paulo, além de informações sobre os resultados eleitorais de 2022 por município no Brasil e para todo o Estado paulista. Essas bases de dados são gratuitas e mostram informações detalhadas que podem motivar pesquisas e estudos.

Daniel Waldvogel – Foto: Arquivo Pessoal

“Nós estamos muito acostumados a ver os resultados eleitorais, às vezes pelo nível municipal, mas é muito difícil a gente conseguir entender e destrinchar os dados que estão localizados intramunicipalmente. Então, nas zonas eleitorais, a gente até tem um certo costume de ver a imprensa divulgar, às vezes o próprio TSE, mas a zona eleitoral tem fronteiras e limites que as pessoas normalmente desconhecem. Então, você não tem muita relação com ‘como que mais ou menos a minha zona eleitoral vota’”, diz Daniel Waldvogel Thomé da Silva, geógrafo e pesquisador da Equipe de Transferência e Difusão do Centro de Estudos da Metrópole (CEM).

Locais de votação e zonas eleitorais

Existe uma diferença entre zonas eleitorais e locais de votação, conforme explica Waldvogel. Essas diferenças foram levadas em conta na construção da base de dados: “[O local de votação] é um conjunto de urnas. Então, você tem lá uma soma de seções eleitorais. Cada sessão é uma urna e o conjunto dessas urnas forma o local de votação. A gente tem, para as principais regiões metropolitanas do Brasil, 18.884 locais de votação, para cada um desses locais nós fizemos a localização espacial. Então, existe um mapa, o arquivo tem a latitude e a longitude de todos os pontos, nenhum ponto ficou sem ser encontrado”.

As informações pesquisadas pelo CEM servem, entre muitas outras finalidades, para desconstruir crenças sobre comportamentos eleitorais, com base em dados confiáveis: “A gente ouve muito que a população de tal renda costuma votar em tal candidato, a população com tal característica religiosa vota em outros candidatos, mas, quando a gente vê a geografia dos votos, a gente vê que isso não vale para todos os lugares. Tem lugares que as coisas ainda seguem aproximadamente essa lógica, mas em outros lugares isso desmonta totalmente. Então, existem outros fatores que ajudam a definir o voto e a entender melhor como esse voto é distribuído”.

“Espacializar” dados

A importância de mapear os dados vai além de oferecer credibilidade para pesquisas, eles ajudam também a entender melhor a população das grandes cidades e regiões metropolitanas: “O TSE divulga os dados por zona eleitoral, mas você não tem o desenho, você não conhece a cartografia da zona eleitoral, então ele coloca lá ‘38º Zona Eleitoral de São Paulo’, nós temos o resultado mas não há sequer o nome das zonas eleitorais, então você não consegue localizar ela espacialmente ou saber mais ou menos de que bairro, de que lugar nós estamos falando”, elucida Waldvogel.

Para consultar a base de dados Eleições, onde estão as novas informações, basta ir na página Download de Dados no menu Transferência e Dados da homepage do site do CEM, e selecionar, no menu à esquerda, Tipos e Temas, os itens Cartográfico e Eleições, respectivamente. Clicando em exibir mais, aparece o arquivo em formato ZIP, contendo o arquivo cartográfico (formato Shape) e o dicionário de dados (em PDF).

A outra opção de acesso é diretamente pelos links: Base – Resultado eleitoral por local de votação das principais regiões metropolitanas do Brasil em 2022 e Base – Resultado eleitoral por local de votação do Estado de São Paulo em 2022

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.