Alimentos ultraprocessados são muito atrativos para o paladar e altamente lucrativos para a indústria - Foto: Pixabay / Foto montagem: Jornal a USP[/caption]

Consumo de alimentos ultraprocessados aumenta 5,5% em dez anos

Basta apenas um ingrediente industrializado para um alimento ser considerado ultraprocessado, diz Ana Paula Bortoletto

 26/06/2023 - Publicado há 10 meses

Texto: Julia Estanislau

Arte: Simone Gomes

Logo da Rádio USP

Um estudo feito pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP aponta que, na última década, o consumo de ultraprocessados aumentou em 5,5%. A pesquisa também descobriu que 20% das calorias consumidas pelos brasileiros são provenientes de ultraprocessados. Mas, afinal, o que são esses alimentos?

 

“Os alimentos ultraprocessados são formulações de ingredientes que resultam de uma série de processos industriais e daí o nome ‘ultraprocessados’”, explica Ana Paula Bortoletto, do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP. Os processos incluem o uso de substâncias obtidas do fracionamento de alimentos inteiros, como açúcares, óleos e gorduras, proteínas, amidos e fibras. Todas essas substâncias podem passar por processos industriais, como a pré-fritura e a adição de corantes, aromatizantes, emulsificantes, entre outros. 

Ana Paula Bortoletto Martins  - Foto: FSP
Ana Paula Bortoletto Martins - Foto: FSP

A pesquisadora explica que esses alimentos são muito atrativos para o paladar e que são altamente lucrativos para a indústria alimentícia, já que os ingredientes são de baixo custo e longa vida, muito convenientes, e têm o poder de substituir uma refeição saudável. Além de contarem com um marketing agressivo, dando a eles vantagens de mercado. Por isso, é importante saber identificá-los. 

 

Lista de ingredientes

Antes de comprar, é fundamental ver a lista de ingredientes nas embalagens. “É uma informação obrigatória para os fabricantes e essencial para escolhas saudáveis, mas fica escondida na parte de trás do produto, em letras pequenas”, diz a pesquisadora. 

Entre os ingredientes que caracterizam um ultraprocessado, estão: açúcares (frutose, xarope de milho, açúcar invertido, maltodextrina, dextrose e lactose); óleos modificados (hidrogenados ou interesterificados); proteínas hidrolisadas, isolado de proteína de soja, soro de leite e carne separada mecanicamente. 

Ainda alerta para aditivos cosméticos, que são aqueles utilizados para intensificar a cor, o sabor e textura dos alimentos, como os corantes, adoçantes e espessantes. Basta apenas um desses ingredientes para um alimento ser considerado ultraprocessado. 


Boletim Alimentação e Sustentabilidade

Parceria: Cátedra Josué de Castro de Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis, Rádio USP e Jornal da USP 
Produção: Professor Ricardo Abramovay, Estela Sanseverino e Nadine Marques
Coprodução: Cinderela Caldeira, Guilherme Castro Sousa, Julia Estanislau e Alessandra Ueno
Edição: Rádio USP
Você pode sintonizar a Rádio USP SP 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz, pela internet em www.jornal.usp.br ou nos principais agregadores de podcast
 como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.