Atividades de lazer também contribuem para equilíbrio físico e emocional do corpo

As atividades de lazer podem ser classificadas como passivas, como os jogos de tabuleiro, crochê, jogos de cartas, e atividades ativas, que são os jogos de quadra, campo, como o vôlei, futebol, entre outras, afirma José Carlos Farah

 Publicado: 16/04/2024
Por

Logo da Rádio USP

Na coluna desta semana, o professor José Carlos Farah comenta se as práticas do lazer também fazem bem à saúde como a prática da atividade física. Para ele, ambas fazem bem, mas de forma diferente. “O lazer é definido como o tempo que sobra do horário de trabalho ou do cumprimento de obrigações e aproveitável para o exercício de atividades prazerosas. Ou seja, quando realizamos atividades sem obrigação. Não interessa o resultado nem o desempenho, mas sim o fato de fazer. Tem relação direta com a saúde; já a atividade física é sistemática, se realiza através de programação e planejamento com objetivos para alcançar resultados”, observa.

Farah diz que a prática do lazer contribui para o controle do estresse, da ansiedade, da percepção e do equilíbrio do nosso corpo. “O lazer está diretamente ligado ao bem-estar, que tem impacto positivo na nossa saúde. A relação entre lazer e saúde é direta e devíamos dar mais valor a essas atividades. A prática de atividades de lazer, quando realizada em grupo, contribui para o desenvolvimento social e da autoestima”, ressalta, e observa que pesquisas já demonstraram que, em doenças crônicas e câncer, o lazer consegue aumentar a expectativa de vida. Isso acontece porque essas atividades, mesmo que passivas, ou seja, sem a prática de atividade física, liberam hormônios como a ocitocina e a serotonina, promovendo uma sensação de bem-estar, aliviando o estresse que essas doenças causam.

Para o professor, qualquer atividade de lazer que seja realizada de forma prazerosa pode ser indicada. Ele classifica as atividades de lazer em passivas, que são os jogos de tabuleiro, fazer crochê, jogo de cartas, hobbies como o modelismo, se dedicar a coleções, cinema e teatro, entre muitas outras atividades, e o lazer ativo, que é a prática da atividade física, como os jogos de quadra e campo, como vôlei, futebol, pedalar em grupos, entre outras. Deve ter um caráter livre, central, pessoal, tendo como principal objetivo o descanso, o divertimento e o desenvolvimento pessoal. “Todos nós deveríamos nos organizar para criarmos tempo na nossa rotina para as atividades de lazer.”


Corpo e Movimento
A coluna Corpo e Movimento, com o professor José Carlos Farah, vai ao ar quinzenalmente terça-feira às 8h30, na Rádio  USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP. 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.