As propostas para habitação e política urbana dos candidatos ao governo do Estado de São Paulo

Raquel Rolnik comenta as propostas dos candidatos mais bem colocados nas pesquisas eleitorais a respeito do tema

 29/09/2022 - Publicado há 2 anos
Por

Logo da Rádio USP

Em termos de habitação e política urbana, ao contrário dos candidatos ao governo federal, no caso das candidaturas ao governo estadual as questões relativas a esses dois pontos do plano de governo estão tendo muito mais espaço tanto no debate como também muito mais espaço no desenvolvimento da proposta. O interessante é que tanto Fernando Haddad como Rodrigo Garcia e Tarcísio de Freitas dedicam longos parágrafos para explicitar as suas propostas.

No âmbito daquilo que não aparece nos programas é a proposta do uso da extensão e residência universitária para apoiar municípios, Prefeituras e governos estaduais em questões relacionadas à política urbana. Isso tem muito a ver, inclusive, com a mobilização da própria universidade.

Já nos pontos convergentes, nas três candidaturas, é a implantação de sistemas de transporte ferroviário por trem entre municípios no Estado de São Paulo. Outra convergência nos três programas diz respeito à habitação social e uma atenção especial à população em situação de rua.  Rodrigo Garcia pensando em ampliar o que existe de recursos para Assistência Social de repasse dos Estados para os municípios. Haddad pensando numa política específica de locação social de um serviço social de moradia e Tarcísio pensando na ideia de uma política específica também para o atendimento dessa população.

E, para finalizar, a  ideia presente no plano do governo de Fernando Haddad de um bilhete único metropolitano de uma integração dentro da área metropolitana de todo o sistema de transporte; já Rodrigo Garcia aposta em ampliar o BRT para o ABC e o VLT da Baixada Santista, e Tarcísio fala genericamente em melhorar a situação do transporte coletivo.


Cidade para Todos
A coluna Cidade para Todos, com a professora Raquel Rolnik, vai ao ar quinzenalmente quinta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.