Novo governo estadual deveria tirar bilhete único metropolitano do papel

Para Bonduki, inovação integraria municípios da região metropolitana que, hoje, possuem seus próprios sistemas de ônibus, com diferentes tarifas, onerando população que precisa se deslocar entre cidades

 06/10/2022 - Publicado há 2 anos
Por

Logo da Rádio USP

Na edição de Cotidiano na Metrópole desta semana, o arquiteto e urbanista Nabil Bonduki, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, comenta a importância das pautas urbanas como habitação, mobilidade e saneamento básico nos debates eleitorais para o governo do Estado de São Paulo.

“Infelizmente, eles têm sido muito poucos debatidos e, quando aparecem nos debates, aparecem de forma muito superficial”, comenta o especialista. Para ele, “trazer inovações que possam melhorar a qualidade de vida e as condições de acesso a direitos que são indispensáveis nessas áreas são objetivos consensuais”.

Por isso, Bonduki reforça a importância da expansão de medidas como o bilhete único, criado há quase 20 anos, que se mostra cada vez mais fundamental na integração da mobilidade da capital paulista. “Uma das propostas que têm aparecido, levada pelo candidato e ex-prefeito Fernando Haddad, é a criação do bilhete único metropolitano”, revela o professor. A inovação integraria municípios da região metropolitana que, hoje, possuem seus próprios sistemas de ônibus, com diferentes tarifas, onerando a população que precisa se deslocar entre cidades.

Para que a proposta saísse do papel, o urbanista reforça a necessidade de enfrentarmos diversos desafios operacionais, financeiros e políticos para articular a mobilidade dos diferentes municípios. “Desafios que são perfeitamente possíveis de serem enfrentados, principalmente se houver boa vontade e interesse por parte dos entes federativos”, opina.

Na opinião do professor, o sucesso do bilhete único na capital, que superou diversos desafios nas últimas décadas, confirma que, atualmente, “nós temos desenvolvimento tecnológico suficiente para fazer essa articulação”.


Cotidiano na Metrópole
A coluna Cotidiano na Metrópole, com o professor Nabil Bonduki, vai ao ar quinzenalmente às quinta-feira às 9h00, na Rádio  USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção a Rádio USP,  Jornal da USP e  TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.