Arlindo Machado, professor do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da USP, faleceu recentemente. Deixou um grande legado e um imenso vazio aos estudiosos das comunicações. Foi um dos pioneiros, em um arco de grandes pensadores da ECA, em decifrar a comunicação, as artes e o seu impacto no mundo em geral.
O professor Gilson Schwartz destaca um artigo do professor, de 2019: “Olhar sobre o próprio olhar. Consciência do olhar e o olhar da consciência”, os desdobramentos que vão do olho físico, biológico, à visão do objeto. Sempre com a linguagem e a tecnologia, lidando com esse conflito do exprimível e do inexprimível. Nesse artigo, o professor Arlindo Machado coloca essa tríade, entre o olhar e a imagem, a visão. Uma tríade que é atravessada por essa quarta dimensão, a visão do objeto.
O professor Gilson Schwartz lembra que “sua contribuição é uma grande referência e continua sendo com a obra que deixa nessa pesquisa de onde saiu a iconomia. Eu devo muito a ele em conversas e leituras”.
Para conhecer o texto A visão sob o enfoque audiovisual, do professor Arlindo Machado, basta acessar https://revistas. Ufrj.br/index.php/policromias/article/view/29836/17855
Saiba mais no http://sites.usp.br/Iconomia