Arlindo Machado, sempre à frente do seu tempo

Giselle Beiguelman fala sobre o mestre pioneiro que é referência da videoarte brasileira e internacional

 27/07/2020 - Publicado há 4 anos

 

Logo da Rádio USP

 

“No último dia 19, dois dias depois de completar 71 anos, perdemos Arlindo Machado. Professor da PUC São Paulo, onde fez história no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, e da Escola de Comunicações e Artes da USP. Foi crítico e curador especializado em artemídia, termo que ele consolidou entre nós.” Em homenagem ao amigo e mestre Arlindo Machado, a professora Giselle Beiguelman dedicou, nesta segunda 27 de julho, a coluna Ouvir Imagens, da Rádio USP, ao amigo e mestre (clique e ouça o player acima).

“Não seria exagero dizer que Arlindo Machado foi a principal referência teórica de toda uma geração, que dos anos 1980 em diante passou a se dedicar às artes eletrônicas e digitais”, observa. Giselle lembra um episódio emblemático de sua sagacidade que, de certa forma, antecipou a febre de lives da atual quarentena da covid-19:

“Era 2002 e nós lecionávamos na PUC-SP. Ao saírmos do prédio, paramos em uma banca de um rapaz que vendia cópias de filmes históricos em DVD. O rapaz, ao ver Arlindo Machado, mostrou-se muito envaidecido em tê-lo entre seus clientes. Animado, abriu uma sacola e nos disse: ‘Não deixo à vista, mas para as pessoas mais especiais eu mostro. Tenho uma série de palestras gravadas em vídeo aqui comigo’. Ficamos admirados. Havia aulas do professor Milton Santos, de ilustres internacionais como o Foucault e Guattari e… do Arlindo Machado! Arlindo ficou atônito. E perguntou: ‘Mas como assim vocês pedem para gravar a aula e depois comercializam na rua?!’. Lembro que ainda não existiam celulares com câmeras nessa época, nem muito menos o YouTube. As pessoas que tinham uma câmera portátil de vídeo eram realmente muito poucas. Então, encontrar um DVD com aulas gravadas na frente da faculdade era de fato algo inusitado”.

A professora continua: “Eu tentei acalmar o Arlindo e comentei que ele deveria tomar aquilo como um elogio. Tão marcante eram as suas aulas que já estavam sendo distribuídas para consumo on demand. Ele ficou sério, pensou e acabou concluindo: ‘Quer saber de uma coisa? Em breve, ninguém precisará mais disso. O professor mesmo gravará suas aulas e disponibilizará na internet em algum serviço especializado para vídeo’”.

Giselle Beiguelman conclui emocionada: “Mais uma vez,  Arlindo Machado acertou”.

 


Ouvir Imagens 
A coluna Ouvir Imagens, com a professora Gisele Beiguelman, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h, na Rádio  USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e  TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.