Arlindo Machado, sempre à frente do seu tempo

Giselle Beiguelman fala sobre o mestre pioneiro que é referência da videoarte brasileira e internacional

 

 

“No último dia 19, dois dias depois de completar 71 anos, perdemos Arlindo Machado. Professor da PUC São Paulo, onde fez história no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, e da Escola de Comunicações e Artes da USP. Foi crítico e curador especializado em artemídia, termo que ele consolidou entre nós.” Em homenagem ao amigo e mestre Arlindo Machado, a professora Giselle Beiguelman dedicou, nesta segunda 27 de julho, a coluna Ouvir Imagens, da Rádio USP, ao amigo e mestre (clique e ouça o player acima).

“Não seria exagero dizer que Arlindo Machado foi a principal referência teórica de toda uma geração, que dos anos 1980 em diante passou a se dedicar às artes eletrônicas e digitais”, observa. Giselle lembra um episódio emblemático de sua sagacidade que, de certa forma, antecipou a febre de lives da atual quarentena da covid-19:

“Era 2002 e nós lecionávamos na PUC-SP. Ao saírmos do prédio, paramos em uma banca de um rapaz que vendia cópias de filmes históricos em DVD. O rapaz, ao ver Arlindo Machado, mostrou-se muito envaidecido em tê-lo entre seus clientes. Animado, abriu uma sacola e nos disse: ‘Não deixo à vista, mas para as pessoas mais especiais eu mostro. Tenho uma série de palestras gravadas em vídeo aqui comigo’. Ficamos admirados. Havia aulas do professor Milton Santos, de ilustres internacionais como o Foucault e Guattari e… do Arlindo Machado! Arlindo ficou atônito. E perguntou: ‘Mas como assim vocês pedem para gravar a aula e depois comercializam na rua?!’. Lembro que ainda não existiam celulares com câmeras nessa época, nem muito menos o YouTube. As pessoas que tinham uma câmera portátil de vídeo eram realmente muito poucas. Então, encontrar um DVD com aulas gravadas na frente da faculdade era de fato algo inusitado”.

A professora continua: “Eu tentei acalmar o Arlindo e comentei que ele deveria tomar aquilo como um elogio. Tão marcante eram as suas aulas que já estavam sendo distribuídas para consumo on demand. Ele ficou sério, pensou e acabou concluindo: ‘Quer saber de uma coisa? Em breve, ninguém precisará mais disso. O professor mesmo gravará suas aulas e disponibilizará na internet em algum serviço especializado para vídeo’”.

Giselle Beiguelman conclui emocionada: “Mais uma vez,  Arlindo Machado acertou”.

 


Ouvir Imagens 
A coluna Ouvir Imagens, com a professora Gisele Beiguelman, vai ao ar toda segunda-feira às 8h00, na Rádio  USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e  TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.