A política externa do Brasil em um mundo em transformação

Este foi o tema da aula inaugural que o diplomata Rubens Ricupero ministrou no IRI e que Pedro Dallari mencionou em sua coluna esta semana

 19/02/2020 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

Em sua coluna desta semana, o professor Pedro Dallari destaca a aula inaugural que o diplomata e ex-ministro Rubens Ricupero proferiu no Instituto de Relações Internacionais da USP. Ex-embaixador do Brasil em Washington, Ricupero centrou sua fala no papel que o Brasil deve desempenhar na política externa e quais são os erros que têm sido cometidos pelo atual governo. “O embaixador centrou sua fala em uma pergunta: ‘Qual deve ser a política externa do Brasil em um mundo em profunda transformação?’ Diante disso, ele identificou algumas características no mundo contemporâneo, como o abandono da meta que vinha prevalecendo na política internacional de construção de um sistema baseado em normas e na busca de soluções coletivas para os grandes desafios, o multilateralismo. Segundo Ricupero, prevalece hoje o unilateralismo das grandes potências econômicas e militares”, afirma Dallari.

“Neste contexto, Ricupero indaga qual deveria ser a postura do Brasil. Para ele, o caminho deveria ser o multilateralismo, já que o País não é nem uma potência econômica nem militar. Além do mais, o Brasil deveria optar pela neutralidade, pela isenção. O País não tem nada a ganhar optando por qualquer parte em uma disputa entre China e Estados Unidos, por exemplo. Só que o que vem ocorrendo, afirmou o embaixador, é exatamente o contrário”, diz Dallari.

Ouça no player acima a íntegra da coluna Globalização e Cidadania.


Globalização e Cidadania
A coluna Globalização e Cidadania, com o professor Pedro Dallari, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.