Webinar Ciência USP #02 – Covid-19: epidemiologia e população vulnerável

Webinar Ciência USP apresenta perspectivas sobre crescimento da pandemia no País e o que fazer para contê-la, além de mostrar como a doença atinge os grupos mais vulneráveis

Por
 18/05/2020 - Publicado há 4 anos
Ciência USP - USP
Ciência USP - USP
Webinar Ciência USP #02 - Covid-19: epidemiologia e população vulnerável
/

Nesta edição do Webinar Ciência USP, um bate papo sobre dois temas que se cruzam: epidemiologia e saúde das populações vulneráveis. A jornalista Luiza Caires recebeu o médico intensivista e epidemiologista da USP e do Instituto de Saúde Global de Barcelona (ISGlobal) Otavio Ranzani, e Regina Flauzino, professora do Departamento de Epidemiologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e membro da diretoria da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

No primeira parte, Otavio falou de algumas características epidemiológicas da covid-19 e perspectivas sobre crescimento e contenção da pandemia no País. O médico, que também trabalha com modelagem epidemiológica, explicou como se constrói um modelo na falta de testes, ressaltando que nenhum modelo consegue prever o futuro com total exatidão.

Regina contou como funciona o trabalho de vigilância epidemiológica no Brasil, quais suas deficiências e pontos fortes, destacando também o papel da atenção primária no SUS em um contexto de epidemia. A professora da UFF mostrou como a doença atinge os grupos mais vulneráveis da população, desde as comunidades em São Paulo e Rio até as populações ribeirinhas no norte do País, e indicou algumas soluções possíveis para reduzir este impacto.

Produção: Luiza Caires e Kleison Paiva
Mediação: Luiza Caires
Edição de som: Guilherme Fiorentini


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.