ViaCast #08: Zoologia e Mulheres na Ciência | Rafaela Falaschi

Por que o vagalume brilha? Qual a vantagem evolutiva desse processo? O ViaCast de hoje conversa com Rafaela Falaschi sobre zoologia e bioluminescência!

Por
 20/02/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 05/03/2020 as 15:36
ViaCast - USP
ViaCast - USP
ViaCast #08: Zoologia e Mulheres na Ciência | Rafaela Falaschi
/

Afirmar que as luzes deslumbram os olhos humanos já não é novidade para mais ninguém, afinal, vivemos em um mundo com fogos de artifício e painéis. Agora, animais e plantas emitirem luz, ainda é “novidade” e surpreende aqueles que presenciam esse fenômeno.

No ViaCast de hoje recebemos Rafaela Falaschi para entendermos sobre zoologia e bioluminescência. Conversamos sobre seleção natural, vantagens evolutivas e até a relação entre o chocolate e os mosquitos.

Então acenda esta curiosidade e ouça agora o podcast com Rafaela Falaschi!

 

Sobre a convidada:

 

Rafaela Falaschi é zoóloga, pesquisadora e divulgadora científica. Doutora em Entomologia pela USP e pós-doutoranda na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), é especialista em mosquitos e em sistemática filogenética.

Além disso, Rafaela é cocriadora do Mulheres na Ciência, o projeto de divulgação científica voltado para o público feminino compartilhar suas histórias e discutir sobre o mundo científico.

O site também conta com divulgação de oportunidades, de trabalhos e artigos realizados e muito mais sobre representatividade feminina no meio acadêmico.

 

Clique aqui e saiba mais sobre o Mulheres na Ciência!

 

Conheça mais do ViaSaber! Siga-nos em nossas redes sociais para sempre ficar ligado em mais eventos, rolês e conteúdo científico! Insta: instagram.com/via.saber

 

Ficha técnica do episódio:

Direção: Felipe Alonso

Produção: Breno Natale

Apresentação: Felipe Alonso (host) e Lilian Sagan (host)

Edição: Felipe Alonso e Daniel Gomes

Redação: Breno Natale e Felipe Taboada

Design da capa: Julia Lago Matsui

Apoio: Jornal da USP


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.