Saúde Sem Complicações #98: Periodontite pode causar a perda total dos dentes

Entre os fatores que contribuem para a doença está a má higiene bucal. Responsáveis pela infecção, bactérias que aderem aos dentes só são removidas com escovação e fio dental

Por
Jornal da USP no ar: Medicina
Jornal da USP no ar: Medicina
Saúde Sem Complicações #98: Periodontite pode causar a perda total dos dentes
/

O programa Saúde Sem Complicações desta semana recebe o especialista em Periodontia Arthur Belém Novaes Júnior. Professor da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) da USP, Novaes Júnior fala sobre periodontite, uma doença infecciosa e bacteriana que se instala na gengiva e oferece riscos à saúde.

O professor esclarece que “temos centenas de bactérias na boca que aderem à saliva e a estruturas que descamam, como bochecha, língua e amígdala; com isso, a bactéria se solta”. No entanto, quando essas bactérias aderem aos dentes, não descamam e o indivíduo tem que removê-las com escova e fio dental. Quando não removidas, elas aumentam em quantidade e geram um processo inflamatório e infeccioso entre o dente e a gengiva.

O especialista alerta também para fatores de risco que contribuem para o aparecimento da periodontite, como a diabete, a própria genética em indivíduos suscetíveis às bactérias, a má higienização bucal e, principalmente, o cigarro, em razão do local da doença.

O uso de escova de dentes e fio dental é imprescindível para uma boa saúde bucal, afirma o professor, comentando que, ao contrário do que muitos pensam, escovar os dentes após uma refeição não é apenas para tirar restos de alimentos, “nós escovamos os dentes para soltar as bactérias”. 

Por fim, o professor faz um alerta para o principal sinal da periodontite, o sangramento na gengiva, e recomenda a procura por um profissional nesses casos. A periodontite é a principal causa da perda dental em adultos, doença que pode progredir e causar a perda de todos os dentes ou danificá-los a ponto de se tornarem irreparáveis, afirma Novaes Júnior.

Os ouvintes podem enviar sugestões de temas e comentários para o e-mail: ouvinte@usp.br.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.