USP e Universidade de Belgrado firmam documento para cooperação internacional

Reitor da instituição sérvia conheceu a Cidade Universitária e reuniu-se com o reitor para discutir parcerias e colaborações

 Publicado: 19/09/2024 às 13:31
Por
Em uma mesa de madeira, com pequenas bandeiras do Brasil e da Sérvia e papeis em pastas azuis. Dois homens, com ternos e gravatas, seguram canetas para assinar documentos.
Os reitores da USP (esq.) e da Universidade de Belgrado (dir.) assinaram um protocolo de intenções para cooperação internacional – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O reitor da Universidade de Belgrado, na Sérvia, Vladan Đokić, esteve na Reitoria da USP nesta quinta-feira, 19 de setembro, para discutir possíveis parcerias. Na ocasião, foi assinado um protocolo de intenções para cooperação internacional, prevendo oportunidades e perspectivas para projetos conjuntos em ensino, pesquisa e serviços à comunidade. 

Docente da Faculdade de Arquitetura da instituição europeia, Đokić comentou estar impressionado com o campus da USP em São Paulo e, em especial, com o edifício da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design (FAU): “Como arquiteto, fiquei muito feliz em poder conhecer pessoalmente uma obra que é exemplo do mundialmente estudado estilo brutalista e projetada por um renomado arquiteto [Vilanova Artigas]”. Ele ressaltou, ainda, enxergar muitas similaridades entre a sua universidade e a USP: “Achei interessante como ambas as instituições são públicas e estão entre as melhores e mais antigas de nossos países, além de termos dimensões semelhantes em números de estudantes, professores e unidades de ensino, atuando em todas as áreas do conhecimento”, afirmou. 

Para o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, é uma satisfação estabelecer a colaboração entre as instituições: “Temos fortalecido muito a internacionalização em nossa Universidade porque sabemos o impacto que ela traz para a qualidade das nossas pesquisas. Isso pode ser realizado não só por meio de programas de mobilidade, mas também com a instalação de laboratórios e centros internacionais dentro da USP, como é o caso da unidade do Institut Pasteur São Paulo, em parceria com o instituto da França, e do recém-inaugurado Centro de Micologia Médica, em conjunto com instituições do Reino Unido e da África do Sul. A partir deste acordo que vamos firmar hoje, poderemos estabelecer cooperações em diversas disciplinas no futuro”, celebrou.

Uma mesa de madeira, quatro homens com terno e pequenas bandeiras do Brasil e Sérvia
Na reunião, ocorrida na Reitoria da USP, foram discutidas as similaridades entre a USP e a Universidade de Belgrado e possibilidades de trabalho colaborativo – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A visita foi resultado de uma primeira aproximação entre docentes da Universidade de Belgrado e da Faculdade de Direito (FD) da USP, que foi representada na reunião pelo professor Fernando Menezes. Ele explicou que a Sérvia tem realizado movimentações visando modernizar seu sistema judiciário e, para isso, buscaram algumas inspirações no Brasil. “Realizamos ações de intercâmbio e, por meio delas, os sérvios estão conhecendo práticas jurídicas e institucionais em que já estamos mais avançados. Conhecemos o reitor da Universidade de Belgrado nestes trabalhos e, ao saber que ele estaria no Brasil, enxergamos uma oportunidade de ampliar esse relacionamento com a USP”, explicou Menezes. 

O encontro também foi acompanhado pelo presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Sergio Proença, que lembrou que a USP já possui dois convênios com instituições da Sérvia; um com a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e outro com a Faculdade de Educação (FE).


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.